RSS feed for Raphael

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Knight of Cups

    Knight of Cups

    ★★★

    fala-se muito do estatuto do corpo nessa nova fase do cinema de malick: o encanto pueril que os personagens têm pelos pés uns dos outros, bocas uns dos outros etc. tudo bem, isso é legal. mas já notaram como o cara filma o espaço? como a presença de casas de vidro que, tão logo que enclausuram, cospem violentamente os atores pra fora. afinal, "não é por acaso que o vidro é um material tão duro e liso", pois nada se…

  • Lights Out

    Lights Out

    ★★★½

    funciona melhor quando uma analogia de negligência parental se insinua na narrativa. a depressão como uma porta de entrada para aparições espectrais é uma intuição poética, no mínimo, interessante. quando o filme, no entanto, resvala no terreno comum das tramas mirabolantes e dos assassinatos, a brincadeira perde um pouco a graça. o final é quase mal-intencionado. ainda assim, funciona como filme de gênero.

Popular reviews

More
  • Goodbye to Language

    Goodbye to Language

    ★★★★★

    "Eu não vou falar quase nada. Estou buscando a pobreza na linguagem."

    Em seu ensaio Experiência e Pobreza, Walter Benjamin diz: "(...) é hoje em dia uma prova de honradez confessar nossa pobreza. Sim, confessemos: essa pobreza não é apenas em experiências privadas, mas em experiências da humanidade em geral. Surge assim uma nova barbárie."

    Godard parece embrenhar-se dentro da mesma barbárie de que fala Benjamin: barbárie que faz o homem "partir pra frente, a começar de novo, a contentar-se…

  • Interstellar

    Interstellar

    ★★

    ou fé ou ciência? ou ciência e fé? nem um nem outro: interstellar escolhe os dois e, fazendo isso, não adere a nenhum. aderência falta, mas inferências, apesar de ruidosas, são fartas. nolan, como bom pavão que é, adora colocar os seus personagens protagonizando eventos e ações que mais parecem descrições dramatúrgicas ou denotações narrativas, mas esquece-se completamente de um elemento, uma fonte primordial de qualquer análise coerente do animal humano: o enigma, o inefável. ao colocar homens dissertando sobre…