Annabelle Comes Home

Annabelle Comes Home ★★★

O universo de Invocação do Mal se expandiu de tal forma que parece ter fugido ao controle de James Wan e suas ideias deram espaço a spin-offs caça-níqueis.

Aqui, o diretor e roteirista Gary Dauberman aposta em frequentes ameaças de sustos, gerando diversos momentos anti-clímax que são arquitetados como uma construção de atmosfera de suspense, é um truque bobo e cansativo, pois os dois primeiros atos do filme estão repletos deles e você passa boa parte da projeção se questionando se algo, de fato, irá acontecer naquela casa.

Apesar do excesso em não ter excessos, é interessante notar como há uma preocupação em não jogar os acontecimentos na história de maneira banal, tudo o que acontece tem uma motivação que logo em seguida nos será revelada.

Há uma sequência em que uma personagem passeia pelo museu dos Warren tocando os objetos e vasculhando tudo, algo que todo fã - corajoso, claro - dos Warren sempre quis fazer. Logicamente, sua atitude irresponsável irá desencadear uma sucessão de acontecimentos que fugirá ao controle das personagens, o que pode ser interpretado como desculpa para criar inúmeras possibilidades de spin-offs.

Assim como em Invocação do Mal 2, há momentos em que os dramas das personagens são bem explorados, demonstrando um carinho de Dauberman por elas e fazendo com que o filme não se limite a ser apenas um terror de gênero com muito sangue e jumpscares, como os demais spin-offs tentavam.

Nesses momentos sutis Annabelle 3 é bem resolvido, é pena que, quando parte para o terror, Dauberman vai requentando ideias que a própria franquia já explorou incansavelmente e entrega um filme que às vezes parece querer apenas instigar o público a conhecer mais dos objetos no museu dos Warren do que exercer seu terror, que surge pra valer no excelente terceiro ato.

A franquia se mostra refém de Annabelle e, enquanto nos filmes a utilizam para ameaçar os Warren, o Invocaverso depende dela para atrair mais demônios e mais spin-offs.

Block or Report

Angelo liked these reviews