RSS feed for Vinicius

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Funny Games

    Funny Games

    É um dilema bem safado. Se você torce pra família triunfar, você é kitsch; se você se diverte com o sadismo do Haneke, acaba meio que comprovando a teoriazação que ele faz do espetáculo e do entretenimento. Na verdade o próprio ato de assistir esse filme acaba meio que sendo uma armadilha nesse sentido. Uma arapuca formal que acaba soando como uma espécie de axioma: se não há psicologismo que explique a violência; se não há metafísica pra atender às…

  • Kill Bill: Vol. 1

    Kill Bill: Vol. 1

    ★★★★

    Acho que, no fim das contas, o Tarantino está mesmo condenado a um certo formalismo relativamente pernicioso. Menos por demérito individual do que em função de estar historicamente inserido num momento em que as linguagens tendem a ser cada vez mais autoreferenciais. É claro que iria chegar um momento em que esse recurso meta-qualquer-coisa, tão caro à pós-modernidade, atingiria um teto, perdendo o interesse fresco de outrora. O que explica o pouco apreço e paciência que, entre os sérios, se…

Popular reviews

More
  • Eyes Wide Shut

    Eyes Wide Shut

    ★★★★★

    se um sonho nunca é apenas um sonho, infelizmente todo mundo é cuck.

  • Roma

    Roma

    ★★½

    Tem problemas aqui que não consigo relevar. A conciliação de classe que o filme tenta nos empurrar, como se empregada e patroa pudessem, por serem ambas mulheres, transcender todas as outras diferenças candentes que existem entre elas, é certamente o mais grave e desonesto de todos. A título de comparação, temos que em praticamente toda grande literatura de cunho social produzida pelos mestres do realismo europeu é possível verificar inúmeros exemplos do marginalizado sendo tratado com a devida dignidade, grandeza…