Favorite films

Recent activity

All

Pinned reviews

More
  • Certain Women

    Certain Women

    ★★★★★

    Tem esse sentimento estranho, que eu acho que é de quem vive em cidade pequena, de uma hora tu olhar ao teu redor e não conseguir perceber onde acaba tua pele e começa o ar. É o sentimento mais estranho do mundo, mas é ao mesmo tempo acolhedor. É estranho de explicar.

    Talvez seja o melhor que eu consiga fazer pra descrever o que eu senti assistindo Certas Mulheres. A Reichardt já me impressionou com a capacidade de empatia dela,…

Recent reviews

More
  • Mank

    Mank

    ★★★½

    Mank talvez seja o melhor mapa para Cidadão Kane que eu já vi, que mostra como a obra-prima do cinema americano foi quase um milagre, com suas influências indo do jogo político patrocinado pelos grandes estúdios de cinema, à Grande Depressão, ao fim do cinema mudo e a ascensão do fascismo na Europa.

    Mank também é uma carta de amor a todos os heróis não nomeados do cinema, os assistentes, os eletricistas, os maquinistas, os best boys e as script…

  • Swallow

    Swallow

    ★★★

    Me incomoda quando um filme não acredita o suficiente na sua ideia inicial — aqui, uma esposa que, depois que fica grávida, desenvolve uma obsessão por engolir coisas cada vez mais perigosas — e acaba adicionando justificativas ou segundas intenções porque acha que a ideia inicial não é o suficiente.

    Com a estética e as atuações que sustentam Swallow, um filme sobre uma mulher engolindo objetos perigosos, levando o marido à uma obsessão por controle cada vez maior, já é mais que o suficiente. Todo aquele último ato acabou só derrubando uma ótima ideia por excesso de cautela.

Popular reviews

More
  • Aquarius

    Aquarius

    ★★★★★

    Difícil começar a falar sobre Aquarius, não porque o filme é difícil e sim porque é difícil mensurar o que é visto na tela. Aquarius é gigante, essencial cinema.

    Logo na primeira cena do filme nos é revelado as relações de história, memória e humanidade. Seja no carro, cantando Queen com os amigos, lembrando as aventuras sexuais executadas em cima de um móvel, seja no apartamento do prédio que dá nome ao filme. Aquarius é de uma rara humanidade, em…

  • I Travel Because I Have to, I Come Back Because I Love You

    I Travel Because I Have to, I Come Back Because I Love You

    ★★★★★

    “Galega bom dia, bom dia meu amor”, começa José Renato em seu diário de viagem. Pela próxima uma hora e quinze minutos, acompanhamos ele atravessando o sertão nordestino enquanto descreve, para a amada Joana, o que ele sente e a saudade que aumenta.

    Em Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, José Renato está atravessando o sertão a trabalho. Ele é um geólogo que precisa avaliar o trajeto de um possível novo canal que o governo quer criar ali. José…