Majur

Majur ★★½

Filme com muito potencial, merecia um pouco mais de cuidado com sua montagem, mas é foi uma ótima oportunidade de conhecer uma produção brasileira que se aprofunda em questões importantíssimas na atualidade.
Majur é uma protagonista contagiante e interessante, e sua história é importantíssima (especialmente no atual momento político brasileiro).
O documentário evidencia, de uma só vez, realidades por vezes esquecidas no senso comum brasileiro, tanto as dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas que tentam preservar as tradições enquanto acolhem a modernidade e lutam por inclusão e direitos, por outro a dificuldade enfrentada pela população lgbt - tanto no seio familiar quanto na sociedade repleta de preconceitos.
A falta do filme está precisamente no como é contada a história. A montagem e as cenas parecem um pouco confusas quanto à construção da narrativa, e por isso mesmo ficamos um pouco perdidos no que quer ser dito e na mensagem que a película se propõe a transmitir (talvez por querer unir as múltiplas facetas de Majur, seus papeis na tribo, e sua descoberta pessoal).