Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Hovering Over the Water

    Hovering Over the Water

    ★★★★★

    "Nos anteriores filmes de João César Monteiro viajava-se bastante para o interior e para o anterior. Os personagens carregavam culpas velhas, pecados de pais e mães ou de outras famílias mais ou menos sagradas. Eram longas as suas peregrinações por tempos e espaços de antanho. Velhos contos portugueses, velhas contas portuguesas. É possível que a memória me traia, mas ao correr da pena, os planos de mar de que me lembro eram de ondas e rebentação ou (Que Farei com…

  • O Movimento das Coisas

    O Movimento das Coisas

    ★★★★★

    No dia em que se celebra a Liberdade em Portugal é curioso observar, neste retrato da povoação de Lanheses no pós 25 de abril, a forma como certas tradições e uma dada vivência artesanal coabitam com um progressivo avanço industrial. Longe do documentário etnográfico a câmara de Manuela Serra dissolve-se naquela comunidade, nunca se constituindo como um objeto estranho, adotando uma fluidez que remete para o título do filme, onde abundam as subtis panorâmicas, zooms in e out, que vão reenquadrando o próprio movimento da aldeia.

Popular reviews

More
  • I Was at Home, But...

    I Was at Home, But...

    ★★★★

    There is something to be said about the negative side of the legacy left by canonical directors like Bresson or Antonioni in the current panorama of european art house cinema. An empty and innocuous formalism that is often found in film festivals. Despite the inseparability between form and content, many of these directors/films use this formal approach in a cynical and cold way, hoping that the thematic depth will arise from a certain framing or camera movement. At first I…

  • Glass

    Glass

    ★★★★½

    Converti-me à Religião Shyamaliana há cerca de um mês com a visualização de A Vila e guiado por um nicho de críticos que valorizam a sua obra.

    O Luís Miguel Oliveira, crítico do jornal Público que respeito bastante, queixou-se recentemente da falta de autores no cinema de Hollywood (e não só), referindo-se à falta de um Hawks ou um Ford que servisse como guia aos restantes cineastas. Eu acredito que ele existe.

    Relembro que o Hitchcock (comparação que me parece…