The Holy Mountain

The Holy Mountain ★★★★

"Para salvar a economia do país devemos eliminar quatro milhões de cidadãos à cada 5 anos."
Ao parecer uma frase distópica, é também fragmentos de um passado, não tão distante, a quantas milhares de vidas foram perdidas pelo mesmo motivo idiota.

A ambientação filosófica inicial, com a mais dura e sincera crítica aqui apresentada é algo que ultrapassa o que eu considero de bom feito.
Eu poderia listar como exemplo (todas as cenas) que me fizeram ter essa visão, uma verdadeira experiência, que eu não achei que poderia ter, tão cedo, com uma obra cinematográfica.

Fosse na forma literal, em detalhe por detalhe em um livro de duas mil páginas, não teria o mesmo peso que teve, pois a identidade que temos consigo é algo próprio, e propriamente dito não é algo que conseguiríamos extrair com tanta facilidade, de forma perfeita, ainda mais falando em audiovisual, digamos que por exemplo; uma ideia que julgamos ser extraordinária, poderia não ser para outra pessoa, mas aqui acontece uma linguagem metafísica, existe as questões, e existe as respostas.
E foi genial.
O medo, a ignorância... Tudo isso é misturado com um humor ácido envolvendo catolicismo, criticando o uso como transformamos a imagem do Salvador em subproduto e comercializamos dela, que sim, Ele existe nesse cenário e está visivelmente cansado e parte em rumo à uma jornada.
Justamente é nesse contraponto que acompanhamos, não somente à dele, mas como de muitas outras figuras respectivamente em sua longa estrada para a montanha sagrada.
Deixando à par o plot, pois ainda não tive nem tempo de processar tudo que houve nos primeiros atos de filme.
Tudo nesse longa se encaixa perfeitamente bem, todas as situações que acontece é algo puramente real, e isso se justifica ainda mais no momento final.
O Jodorowsky passou a se tornar um dos meus diretores favoritos de todos os tempos pela identidade única que ele transpareceu ao envolver as mais duras questões de forma subjetiva, poética e sublime.
Gênio.

José liked these reviews