RSS feed for Chico

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Time Was Endless

    Time Was Endless

    ★★★

    Num tempo em que tanto se fala de representatividade, "Antes o Tempo Não Acabava" ocupa uma lacuna na cinematografia brasileira. Neste ano, expecionalmente, vimos alguns filmes chegarem ao circuito comercial tratando da questão indígena. Dos documentários "Martírio" e "Taego Awa" até a ficção "Não Devore Meu Coração". Mas, se produzimos poucos e bons filmes sobre o assunto e menos ainda com atores de origem indígena, o segundo longa de Fábio Baldo e Sergio Andrade, além de invadir esta seara em…

  • Do the Right Thing

    Do the Right Thing

    ★★★★★

    A imagem de Radio Raheem, personagem de Bill Nunn, exibindo seus anéis com as palavras 'love' e 'hate' resume, explica, ratifica “Faça a Coisa Certa”. A obra-prima de Spike Lee trata do porquê as coisas são muito mais complexas do que a gente possa colocar em palavras. É um filme político, panfletário, radical, mas nunca é raso ou maniqueísta. Dono de um discurso tão forte quanto maduro, Lee encontrou um raríssimo ponto de equilíbrio para seguir em seu filme, sem…

Popular reviews

More
  • Aquarius

    Aquarius

    ★★★★½

    Numa cena rápida de Aquarius, Clara, a personagem de Sonia Braga, depois de visitar o túmulo do marido no cemitério, observa dois coveiros retirando os restos mortais de uma cova para desocupá-la. A imagem, que apenas exemplifica uma lógica comum aos empreendimentos funerários, dura cerca de um minuto, talvez menos, mas resume boa parte do drama da própria Clara e da essência do filme de Kleber Mendonça Filho: o que está em discussão é a troca do velho pelo novo.…

  • mother!

    mother!

    Nunca pensei que Darren Aronofsky pudesse se superar, mas ele deixou "Fonte da Vida" para trás. "Mãe!" é o filme mais pretensioso que surgiu nos últimos anos. Talvez até no Século XXI. Sério. Com uma ideia na cabeça, o diretor, para dar conta dela, empresta toneladas de peso a cada frame do filme, começando pela uso opressivo e obsessivo do plano-sequência quase num carrossel de exploitation (que deixa "Birdman" no chinelo) e ecoa os variados níveis de imagens de efeito…