• Sinfonia do trabalho

    Sinfonia do trabalho

    ★★★

    A BRAZA INSONE terá seu encerramento no dia 07 de Dezembro, terça-feira, com a estreia do documentário SINFONIA DO TRABALHO, dirigido por Rodrigo Ravelli Pires de Campos, produzido em 2015, porém inédito até este momento. A mostra fechará retomando os retratos de trabalhadores, como iniciou seu ciclo em 2021.

    O filme será liberado à meia-noite no Youtube do Asilo Febril e todos estão convidados para o debate que ocorrerá às 20 horas, através do Google Meet.

  • The Last House on the Right

    The Last House on the Right

    Estreia na mostra BRAZA INSONE. 31/08/21.

    No drama triste da vida, desempenho meu papel
    Aquelas portas fechadas me atiraram assim ao léu
    Quando acabar minha vida e o meu destino cruel
    Eu peço a Deus que não feche pra mim as portas do céu

    - Tião Carreiro e Pardinho, "Porta Fechada".

    A insuficiência de filmes independentes no Brasil não é uma questão de dinheiro, de poder ou de lei. A insuficiência de filmes independentes nesta terra decorre da insuficiência de…

  • Shocker

    Shocker

    ★★★★★

    Where the automatism increases to the point of approaching perfection such as in America — the panic is even further intensified. There it finds its best feeding grounds; and it is propagated through networks that operate at the speed of light. The need to hear the news several times a day is already a sign of fear; the imagination grows and paralyzes itself in a rising vortex. The myriad antennae rising above our megacities resemble hairs standing on end — they provoke demonic contacts.

    - Ernst Jünger, "The Forest Passage".

  • O Canto da Saudade

    O Canto da Saudade

    ★★★★★

    Mais um texto publicado no Videodrome como material de apoio para o curso online Constelações do Cinema Brasileiro (1898-1992).

    "FIGURAS E GESTOS"
    Décima quarta palestra

    Senhores ouvintes, boa noite.

    No livro de Stephen Watts, The Film Technics, há um artigo sobre A Música na Tela, que merece ser comentado e divulgado.

    A música, que exerce grande influência na sensibilidade do público, sempre contribui para o sucesso dos filmes, quando naturalmente é feita de acordo com as passagens da história, seja…

  • The Discovery of Brazil

    The Discovery of Brazil

    ★★★★

    Este texto faz parte de uma série de transcrições que estamos publicando no Videodrome como resgate histórico do pensamento teórico e artesanal de algumas grandes figuras do Cinema Brasileiro. A série também é parte do material base para o curso online Constelações do Cinema Brasileiro (1898-1992), cujo programa completo pode ser lido neste link.

    "FIGURAS E GESTOS"
    Terceira palestra

    Prometemos falar, desta vez, sobre os benefícios que o Instituto Nacional de Cinema Educativo tem feito ao Cinema Brasileiro em geral.

  • Ganga Bruta

    Ganga Bruta

    ★★★★

    Este texto é o primeiro de uma série de transcrições que estaremos publicando no Videodrome como resgate histórico do pensamento teórico e artesanal de algumas grandes figuras do Cinema Brasileiro. A série também é parte do material base para o curso online Constelações do Cinema Brasileiro (1898-1992), cujo programa completo pode ser lido neste link.

    CINEMA FALADO NO BRASIL

    (Humberto MAURO escreveu e leu para o mycrophone da Radio Educadora do Brasil)

    Passarei a dizer alguma coisa sobre o Cinema…

  • Brother

    Brother

    ★★★

    Uma pena que um filme tão icônico do terrível período do fim dos estados soviéticos seja completamente ignorado pela cinefilia ocidental. Talvez a própria ruína espiritual corporificada nas ruas de São Petesburgo (hoje remodelada para o turista do oeste) e em Sergei Bodrov (falecido) justifique sua popularidade lá e a impopularidade fora. Afinal, a morte do cinema como utopia revolucionária foi sentenciada décadas e décadas antes, e precedendo os anos 90, as raras notícias do leste vieram com muita babação…

  • Tabu

    Tabu

    ★★★

    No décimo nono episódio do Debate Soberano, meu favorito dos que gravamos até agora, me reuni com o Savella e o Birão para discutir este estranho objeto do cinema brasileiro nos anos 80, definidor da visão Bressaniana da sua história e de seus possíveis rumos. O episódio também é uma forma de apresentação de temas que serão abordados no curso que nós estamos oferecendo, chamado Contelações do Cinema Brasileiro, cujo programa completo está neste link.

  • E Agora, José?

    E Agora, José?

    ★★★★

    E agora, José?
    A festa acabou,
    a luz apagou,
    o povo sumiu,
    a noite esfriou,
    e agora, José?
    E agora, VOCÊ?

    No Debate Soberano número 18, conversamos sobre este filmaço do Ody Fraga.

  • The Mangler

    The Mangler

    ★★★★★

    A partir de duas conversas despretensiosas gravadas há mais de 1 ano, estamos lançando o novo episódio do Debate Soberano, que aborda uma pequena parte da enorme obra de Tobe Hooper.

    A demora pra postagem vinha do receio que o tema era grande demais pra esta breve conversa, pros poucos pontos que conseguimos tocar nestas 2 horas. Mas com a quantia de coisas ruins que têm saído a respeito do diretor texano, achamos que a tentativa ainda valia a pena…

  • Hairpin Circus

    Hairpin Circus

    ★★★★★

    Um filme sobre o tesão inexplicável de um escape estourando na noite solitária, a trilha perfeita duma viagem sem destino, engolindo a poluição urbana que, pelo contraste barroco, se acalma. Faz o tempo eterno, dia e noite, ontem e hoje, dinâmico e tranquilo, paradisíaco e infernal. São as mais diversas luzes atravessando o para-brisa que diluem a realidade, como a chuva que impede a visão plena do que está em frente. O espaço é recomposto e as cores borradas sobressaem na paisagem onde as faces estão sempre sombreadas, recônditas, perplexas, e só se encontram pelo reflexo de um retrovisor, numa ameaça silenciosa.

  • The Prisoner

    The Prisoner

    É dia da mentira mas o filme é da verdade. É o que resta.

    Finalizado.