Favorite films
Don’t forget to select your favorite films!
Don’t forget to select your favorite films!
Texto 2:
Tsai Ming-liang: a água e o rio
Pouco se conhece no Brasil do trabalho dos cineastas que formam a segunda geração da assim-chamada "Nouvelle Vague" de Taiwan, a geração que vem a reboque do reconhecimento internacional dos "originais" Edward Yang e Hou Hsiao-hsien e que agrupa nomes como Stan Yin, Yee Chih-yen, Ang Lee e Tsai Ming-liang. Com exceção dos dois últimos, que tiveram boa parte de seus filmes exibida comercialmente (depois de um primeiro contato com os…
Pela Beleza do Feio
Algumas sessões cheias fizeram crer que houve um grande vitorioso com o Festival do Rio: John Waters. "Waters redescoberto pela juventude" ou "O rei do lixo cria nova legião de fãs", liam as manchetes dos nossos esclarecidos meios de comunicação. Os mesmos que criaram o mito que nunca existiu: Waters, o bufão, o palhaço, aquele primo estranho que toda família tem, aquele cara engraçado que tira meleca no jantar do vovô. Vamos lá, vamos rir dele!…
Em A Chinesa, num certo momento, Anne Wiazemski (a personagem universitária que quer destruir as universidades) explica a Juliet Berto (a camponesa que não entende nada de marxismo-leninismo) qual a importância da política na ação de um grupo revolucionário. Ao que a outra pergunta: "quer dizer então que a França de 1967 se assemelha a esses pratos sujos?" Em uma ocasião seguinte, Wiazemski explica a Guillaume (ator revolucionário brecthiano, Jean-Pierre Léaud) o que é lutar em duas frentes: lutar política…
Uma História de Fantasmas ou Elegia do Olhar
Adeus, Dragon Inn começa com alguém observando os créditos iniciais de Dragon Inn, de King Hu, por trás de uma cortina. Ali já temos indicado o caminho que este novo filme de Tsai-Ming-liang irá seguir. Adeus, Dragon Inn é um filme sobre o olhar, o olhar do espectador diante do filme, os olhares que os seres humanos trocam entre si. A partir daí Tsai desenvolverá um trabalho que reconfigura e recontextualiza diversas…