RSS feed for Críticos.com.br

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • A Casa de Cecília

    A Casa de Cecília

    Suspense sorumbático não consegue se instalar

    Como exercício de cinema universitário, A Casa de Cecília tem seus méritos: aborda um gênero em voga no cinema jovem brasileiro, demonstra bom sentido de colocação de câmera e decupagem espacial, foge à afobação de fazer um portfólio do talento do cineasta iniciante. Já como cinema profissional, falta um bocado de coisa.

    Leia a crítica de Carlos Alberto Mattos

  • Jimmy's Hall

    Jimmy's Hall

    Quase um panfleto, mas cheio de energia e calor

    Ken Loach é tão fiel ao seu ideário de humanismo socialista que tanto pode produzir com ele uma obra-prima como Terra e Liberdade quanto um quase-panfleto como esse Jimmy's Hall. Não há como não ficar do lado de Jimmy Gralton, seus bravos companheiros trabalhadores e os jovens idealistas que se reúnem para aprender, dançar e fazer política num salão da Irlanda profunda nos anos 1930. Mas a mensagem fica bastante esquemática…

Popular reviews

More
  • Can You Ever Forgive Me?

    Can You Ever Forgive Me?

    Finíssima discussão sobre autoria, plágio e culto à personalidade

    Há muitos anos os espectadores de cinema e televisão aprenderam a amar os chamados “homens difíceis”, personagens que o público adora odiar, indivíduos imorais que ignoram as regras sociais e os preceitos da boa convivência, frequentemente solitários e de poucos amigos, de Melvin Udall (Jack Nicholson em Melhor é impossível) ao personagem-título da série House, passando por uma gama de protagonistas, do cinema clássico ao contemporâneo. De fato, nós, como espectadores,…

  • Rogue One: A Star Wars Story

    Rogue One: A Star Wars Story

    Não passa de um filme tampão feito pra ganhar tempo enquanto o verdadeiro show não vem.

    Todas as peças estão lá como um exército de bonecos prontos a obedecer uma ordem. A questão é que o diretor Gareth Edwards e os roteiristas realmente não se preocupam em pensar em algo muito interessante para fazer com eles. Tramas e subtramas são tratadas com uma seriedade desajeitada, e temas que podem conectar este filme com os mitos maiores da Lucasfilm não parecem…