Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Love, Weddings & Other Disasters

    Love, Weddings & Other Disasters

    Diane Keaton e Jeremy Irons trombando em cenas constrangedoras num filme em que o mau gosto parece ser o propósito maior

    Como é difícil ser fã ardoroso da Diane Keaton. Eis a reflexão que arrebata esta crítica após a cabine online desta enorme bomba que é Amor, casamentos e outros desastres, um filme tão ruim que desafia a capacidade de quem o descreve de manter a calma necessária para organizar argumentos coerentes emorlinhas que, de preferência, não contenham impropérios. E…

  • Sound of Metal

    Sound of Metal

    ★★★½

    O drama de um baterista que fica surdo consegue driblar os clichês de filmes de autoajuda

    Diversos filmes da safra do Oscar de 2021 poderiam ser classificados como sendo de “autoajuda”, por conta de suas mensagens edificantes. Um rótulo que na literatura e nas artes em geral por vezes pode ser interpretado de maneira depreciativa, mas que não compromete as muitas qualidades de “O som do silêncio”.

    O mérito do diretor novato Darius Marder está na maneira de contar uma…

Popular reviews

More
  • Les Misérables

    Les Misérables

    ★★★★½

    O filme denuncia graves problemas sociais sem maniqueísmo, atingindo um patamar excepcional.

    No livro “Razões públicas, Emoções privadas” (Ed.Rocco, 1999), o psicanalista e cinéfilo Jurandir Freire Costa, após narrar um episódio que presenciou em uma rua de Copacabana, quando populares pediam pena de morte para um garoto que teria tentado cometer um roubo, escreveu: "Como nos filmes de [William] Wyler [Tarde Demais, Chaga de Fogo, Infâmia], empurramos e continuamos empurrando os mais frágeis até onde não há retorno e, desconfio,…

  • E Aí... Comeu?

    E Aí... Comeu?

    Apenas conversa de botequim

    E Aí, Comeu? vem sendo apresentada como “a primeira comédia verdadeira sobre o amor”. Menos, marqueteiros, menos. Para ficarmos por perto: e filmes de Domingos de Oliveira, Sandra Werneck, Daniel Filho, Guel Arraes, Jorge Furtado? São divertidos, românticos, verdadeiros e ainda oferecem pitadas de sutileza e delicadeza. Já a adaptação da peça de Marcelo Rubens Paiva, co-roteirista com Lusa Silvestre, manda um cardápio mais pesado e carrega na dose de erotismo primário, ingrediente essencial a sucessos…