RSS feed for Julia Masan

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • The Devils

    The Devils

    ★★★★★

    "Sin can be caught as easily as the plague."

    Nenhum moralismo e nenhum tipo de santidade sai ileso de The Devils. Jesus Cristo é estuprado, freiras fazem orgias, um messias é queimado vivo e o Ku Klux Klan faz parte do clero. A reunião de todos os demônios históricos é compilada nessa odisseia paranoica — a histeria criada para controlar a libido feminina, as perseguições fanáticas da igreja católica através dos anos e o símbolo de perseguição racista KKK —…

  • The Addiction

    The Addiction

    ★★★★★

    “O próprio desespero é uma escolha. Quem desespera, escolhe de novo e escolhe-se a si próprio, não na sua imediatidade, como indivíduo acidental, mas escolhe-se a si próprio dentro da própria validade eterna” - Kierkegaard

    O desespero é consequência da condição de existência e está atrelado à angústia existencial mundana. Portanto, enquanto a angústia é direcionada ao que é externo ao homem, o desespero é direcionado ao eu. The Addiction possui ambos os aspectos, que estão contidos na transição (de…

Popular reviews

More
  • Mean Girls

    Mean Girls

    ★★★★★

    Certamente o maior trunfo de Mean Girls é jogar tão amplamente com a sátira à essa hierarquização de colégio norte-americano, que causa em quem assiste os mesmos sentimentos das garotas fúteis e dos jocks estúpidos. Há um controle muito bem estabelecido pelo diretor: a intenção dele é nos deliciarmos com os jogos de poder das garotas, e é exatamente isso que acontece. A selvageria da selva e do mundo das garotas é prazeroso de assistir, e não só denuncia a futilidade das meninas que entram nessa dinâmica modista, mas também a nossa própria futilidade.

  • Spring Breakers

    Spring Breakers

    ★★★★

    "This is the fuckin' American Dream, y'all!"

    Harmony Korine é mestre em causar desconforto retratando as distorções da juventude, todo o vazio e violências envolvidos nisso. Ele fez isso em Gummo, Trash Humpers e Julien Donkey Boy, mas em algum ponto fica muito claro que esses jovens distorcidos são de realidades distantes, talvez algum tipo de comunidade distópica inserida na sociedade. A época em que os filmes se passam podem interferir nisso? Talvez.

    Em Spring Breakers essa parede que separa…