É um melodrama gostoso, e certamente o ponto alto é a genialidade da sutileza da Sônia Braga representando essa mulher dividida que finalmente aceita sua (essencialmente melodramática) contradição e seus dois maridos. O mais curioso é como ainda assim nunca deixa de ser político, sob o espírito do próprio Jorge Amado, já que parte da contradição essencial de Flor é sua inadequação nos papéis sociais de gênero aos quais é colocada - seja a esposa apaixonada e traída ou a mulher do lar que cumpre os bons costumes.
Favorite films
Recent activity
AllRecent reviews
More-
-
Os Homens Que eu Tive 1973
Texto meu que irá compor a zine da edição de Dezembro/2023 do CINEBEIJOCA, no Cine Brasília, com a exibição deste filme:
Os realizadores cinematográficos brasileiros – e artistas em geral – de alguma forma sempre precisaram andar numa corda bamba: em raros momentos havia produtores interessados em trazer para o Brasil as novas ondas que tomavam o cinema mundial, como foi com o Cinema Novo. Porém, nesses momentos de maior investimento, incluindo o estatal a partir da Embrafilme, havia a…
Popular reviews
More-
Pictures of Ghosts 2023
Dá pra tecer diversas análises político-econômicas da decadência do cinema brasileiro. Mas será que existe alguma prova maior dessa decadência do que ESSE ser o grande lançamento do cineasta de maior alcance nacional e internacional do momento no nosso país?
Pensemos: você é um cineasta que começou no independente, e ganhou amplitude o bastante e financiamento para fazer uma das maiores produções, de maior sucesso, dos últimos anos no país. Com isso, praticamente você ganha carta branca para fazer o…
-
Portrait of a Lady on Fire 2019
A primeira vez que assisti "Retrato de Uma Jovem em Chamas" foi, felizmente, no cinema. Lá, a partir de certo momento do filme, esqueci por completo de que estava em uma sala de cinema, fui absorvido completamente pelo mundo do filme. Reassistindo-o em casa tive, com muita alegria, a mesma experiência. Ao início do filme, partir do momento em que vemos o quadro "Retrato de Uma Jovem em Chamas", pintado por Marianne, está marcada a passagem para o mundo romântico…