Annabelle Comes Home

Annabelle Comes Home ★★★½

O Invocaverso tem seu jeitinho, usa-se todos os clichês de terror sem vergonha de repetição, há um apanhado de histórias diferentes com uma assombração chave ou um mediador de espíritos para aumentar as possibilidades, agregar todos os heroísmos do casal Warren em um sotão: Anabelle é esse meio.

Sim, cada vez mais esse universo vai apenas denotando mais intenções ao público que a insistência no clichê é seu estilo, o clássico, as decisões dos personagens que fazem a história andar porque sim, embora tente-se implicar um lógica dramática por trás.

Dessa vez evidencia-se um playground de refências ao próprio universo, a moda, os filmes de verão que definem o que está em alta, porém o o diretor estreante coloca esses brinquedos, artefatos e símbolos amaldiçoados para serem revividos na trama com a jovialidade inconsequente, naquele esquema antiquado de jovens deixados em casa e uma criança com um sexto sentido.

Estabelecido o terreno, vale ressaltar também que antes do processo de enfiar trilhas sonoras, os sustos constantes, as portas rangendo, as luzes de apagando, o filme vai brincando com o público sem ofender a proposta do universo, sem fazer um comentário sobre ele, apenas mostrando que o modelo é próprio da franquia. Então alguna pontos parecem cômicos por alguns personagena realmente seguirem o clichê mas a jornada não se inicia. É preciso vasculhar o que se foi investigado pelo casal e mostrar que o lado religioso que parece tão ignorado por alguns é o que realmente faz esse universo acontecer.

Além disso, mais uma vez se espacializa a história, os corredores, as escadas, os quartos são importantes, as chaves. Essas questões tão concretas são centros de assombração desde dos primeiros filmes, sempre é um local fechado a oportunidade de tremê-lo, enquanto os que ficam fora da casa se sustentam no enfrentamento.

Logo, enquanto o uso de jovens cria a sensação de ações idiotas cria também um senso de coragem, e misturando com todo o histórico arrecadado das missões do casal Warren as possibilidades nesse contexto aumentam, mais mitologias vão se mostrando como um grande museu que vai se atualizando.

Dentro da sua linguagem há as travadas de situações para organizar o andamento da história, uma preguiça de tornar a linearidade lógica para uma suposto começo da tensão, perdendo o equilíbrio. Embora nunca se eleve realmente no gênero do terror no susto, a atmosfera já repitida visa a potência da franquia tanto em reafirmar sua força de entretimento como mostrar que a cada filme a boneca russa ainda pode estar longe da acabar.

Block or Report

Davi liked these reviews