RSS feed for Eduardo

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • I Walked with a Zombie

    I Walked with a Zombie

    ★★★★★

    Primeiro conflito: enfermeira Betsy/Paul Holland: a beleza do mundo contra a destruição da morte, poesia da luz e luz da putrescência. Segundo conflito: materialismo/religião, ou melhor, razão/mistério, estrangeiros/nativos, lógica/indefinição, interpenetração dos estados: o cocheiro se refere à figura de proa, um São Sebastião assustador, sem defini-lo como morto ou vivo; peculiaridade da cultura local para a enfermeira, índice de mistério no filme, "as sombras que a luz produz" (Night of the Demon). A criada Alma chora pelo nascimento de uma…

  • Garden of Evil

    Garden of Evil

    ★★★★

    "O estilo é aplicado ao tema sem de modo algum transformá-lo". É isto o que acontece em Garden of Evil? A encenação essencial de Hathaway valoriza a paisagem. Estilo paisagista. Mais que isso, enfatiza relações espaciais importantes para o relato incrustadas nestas paisagens grandes: a admirável sequência da perseguição dos índios, na qual, cada vez mais, vemos pequenos cavalinhos aparecendo dos montes, mais e mais índios. O sabor da história é elevado por suas raízes na paisagem, viagem de fato…

Popular reviews

More
  • Blanche

    Blanche

    ★★★★

    O que me desagrada no estilo de Blanche é sua frontalidade através de uma redução da profundidade para um ou no máximo dois planos, não muito distantes um do outro. Isto junto com uma certa simplicidade simétrica na organização do plano, soa para mim o tempo todo como certa pobreza de composição. Para entender o filme, visto que é óbvio que essa aparente pobreza é uma escolha e não uma incapacidade, forcei-me a compreender o motivo desta escolha, a razão…

  • Berlin Express

    Berlin Express

    ★★★★★

    I'll need to watch it two more times at least to help me understand what's going on in the story and in the experimental film beneath it.