RSS feed for Eduardo

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • The Profession of Arms

    The Profession of Arms

    ★★★★

    Giovanni delle Bande Nere, o personagem histórico, não é o protagonista deste filme que, no entanto, aproveitaria com muita eficácia o estudo de um condutor de exércitos aparentemente mítico pela força da espada. O caráter intrépido do personagem é indicado através da interpretação em momentos isolados: brados que destoam do sentido do filme. Os verdadeiros personagens de Olmi são estas figuras humanas encontradas nos momentos introspectivos: é menos Giovanni que o aspecto de um homem jovem despojado num leito, prestes…

  • Sweet Dreams

    Sweet Dreams

    Vi Sogni d'Oro ontem que, diferente dos filmes anteriores ou imediatamente posteriores do Moretti (ou melhor, mais especificamente ainda que seus dois anteriores), trata especificamente do mal-estar do cinema e do cineasta. Michele repete que ele não é sequer o pioneiro do novo cinema italiano dos anos 80, mas o único. O mal-estar, assim como em Bianca, vem da solidão. Contudo quanta beleza, entre Demy e Fellini, na cena em que o musical 68 do colega pedante invade o filme.…

Popular reviews

More
  • I Walked with a Zombie

    I Walked with a Zombie

    ★★★★★

    Primeiro conflito: enfermeira Betsy/Paul Holland: a beleza do mundo contra a destruição da morte, poesia da luz e luz da putrescência. Segundo conflito: materialismo/religião, ou melhor, razão/mistério, estrangeiros/nativos, lógica/indefinição, interpenetração dos estados: o cocheiro se refere à figura de proa, um São Sebastião assustador, sem defini-lo como morto ou vivo; peculiaridade da cultura local para a enfermeira, índice de mistério no filme, "as sombras que a luz produz" (Night of the Demon). A criada Alma chora pelo nascimento de uma…

  • Love Torn in a Dream

    Love Torn in a Dream

    ★★★★★

    Combat d'amour en songe does not mathematically builds itself through the 9-story combinatorics that it ludically presents, as it starts. The mathematical analysis is an image (the blackboard, later partially erased by the devil) for the narrative multiplication or copulation, and the multiple concentration of the stories within each scene, like a Thousand and One Nights vertically condensated in a two-hour film wich thus becomes a wheel that is put to spin five times, at the Introduction (the 9 stories,…