Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • The White Tiger

    The White Tiger

    ★★½

    É curioso que, com uma abordagem tão conservadora e reacionária, o filme esteja sendo interpretado como uma espécie de Parasita da Índia.
    (O retrato da pobreza como ridícula em tantos momentos, as mulheres como culpadas por tudo e o homoerotismo implícito tornam tudo pior)

  • Jane Eyre

    Jane Eyre

    ★★½

    Relendo Jane Eyre, da Charlotte Brönte e vendo as adaptações pro cinema, a começar por essa de 1943, dirigida por Robert Stevenson e com Joan Fontaine e Orson Welles nos papéis principais. Parece promissor, não é? Exceto que esqueceram de adaptar o livro.
    Eu não me oponho à retirada de trechos (como o último ato, nesse caso) e a modificações para adaptações no cinema, desde que a atmosfera e a lógica da narrativa se mantenham. Nesse sentido o filme acerta…

Popular reviews

More
  • Emicida: AmarElo - It's All for Yesterday

    Emicida: AmarElo - It's All for Yesterday

    ★★★★★

    Que filme maravilhoso! É história, é sociologia, é música. Começar com Mario de Andrade é um acerto, porque o que Emicida faz é puro Manifesto Antropofágico revisitado, mastigando nossas raízes e referências de negritude e deglutindo arte viva. Arte-celebração, arte-política, arte-espacialidade e arte-resistência.

  • Waiting for the Carnival

    Waiting for the Carnival

    ★★★★½

    [...]
    Toritama é um oásis do que há de pior no capitalismo. Não aquele desfrutado em países do norte global por poucos CEOs: aquele real, vivido na pele da classe trabalhadora nos países em desenvolvimento, marcado pela precarização. As pessoas retratadas aprendem o discursos e estão prontas a repeti-lo: aquela vida é ótima, cada um é seu próprio chefe, todos ganham pela própria produção. [...] O cenário lembra o ideário das oficinas da revolução industrial na época do vapor, mas…