RSS feed for Julio

Favorite films

Don’t forget to select your favorite films!

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Street of Shame

    Street of Shame

    ★★★★½

    É incrível a organicidade da coisa toda. O drama, sempre em primeiro lugar. Drama que, como em qualquer Mizoguchi, questiona a correção ética das coisas como elas são. "Rua da vergonha" é alimentado por uma indignação feroz e sem piedade. O bordel e, como que por contaminação, o filme é recheado por ilusões e uma profunda ambiguidade. O filme está sempre uma espécie de realismo social e o fantasmagórico, entre a realidade bruta e as aspirações das personagens, entre as…

  • Terms of Endearment

    Terms of Endearment

    ★★★★½

    O cinema de James L. Brooks é uma arte de bons diálogos, atores e observação. Esta tríade nunca esteve tão bem resolvida como aqui. Brooks busca sempre uma certa neutralidade do aparato cinematográfico, sublinhando os atores, o que eles dizem e fazem. E quando consegue atores em estado de graça como aqui (Shirley MacLaine, Debra Winger, Jeff Daniels, Jack Nicholson, John Lithgow) é a própria noção de performance que de uma hora pra outra parece descabida. MacLaine e Winger, por…

Popular reviews

More
  • Body Electric

    Body Electric

    ★★★★

    Que filme bonito. Sem julgamentos. Sem preconceitos. Sem vítimas. Sem heróis. Sem bandidos. Um filme vivido por migrantes, refugiados, operários, gays e travestis. A narrativa avança sem drama. Os personagens caminham sem cortes. O naturalismo se deita com uma sensação quase mágica. Um filme feito de encontros, desejos, corpos e esperança. Vez ou outra uma bronca se anuncia. O ciúme se avizinha. Tensões familiares ameaçam a leveza do ar. Mas "Corpo elétrico" e seus personagens não têm tempo para essas…

  • A Visit to the Louvre

    A Visit to the Louvre

    ★★★★

    Uma voz feminina serena porém estupefata percorre por meio de planos longos e imóveis quadros de grandes pintores. Ela investiga os quadros, da contemplação aos devaneios mais febris, das reticências e pontos de interrogação aos de exclamação. Somos alertados para os momentos em que a pintura atravessa a camada do instituído e desnuda o originário de um mundo visível. A matéria em seu nascimento. A ordem em uma espécie espontânea de organização. É um pouco a reversibilidade do olhar que…