American History X

American History X ★★★★★

This review may contain spoilers. I can handle the truth.

This review may contain spoilers.

Ódio, preconceito, evolução, ignorância
Analyze and Inrrpterpret
Annnnzyle and Itterpretnl
Anal sex and Interrrrrpetgyu

Talvez esse seja o filme que fiquei mais tempo pensando sobre

Interessante como Derek tem alguns argumentos bons, reais opiniões, mas culpa tudo daquilo que critica em certas etnias, levando tudo isso ao extremo e ao ódio. Leva sua inteligência a algo totalmente irracional e absurdo, muito por causa de seu pai. O filme explora a ignorância do neonazismo e como as pessoas que entram nesse grupo inicialmente nem são pessoas más, mas são pessoas confusas, que querem participar de alguma causa e ter algum significado ou propósito, que vivem do ódio

Quando Derek fala que "as pessoas sempre encontram desculpas para suas ações", ele está certo ao falar disso de todas as pessoas em geral, tanto que logo depois ele mata 3 pessoas justificando isso através da pura ignorância. Aquela cena do meio-fio é resultado de um longo processo de ódio e ignorância, que começou quando seu pai colocou uma pequena semente na sua cabeça, que aos poucos foi crescendo e virando seu próprio cotidiano

Derek está certo ao praticar legítima defesa quando seu carro é roubado, mas fazer do jeito que ele fez, é um ódio, é um extremismo, é um sadismo

Has anything you've done made your life better?

Derek só acaba com sua ignorância quando ele vira a minoria na prisão e entende os outros. Só quando ele é estuprado que começa a questionar toda aquela besteira que ele fazia parte, mas o passado dele não podia ser apagado, então ocorre a morte do seu irmão, um ciclo de ódio. Mas ele aceita a paz

Um negro salvou Derek, e um negro matou o irmão dele. Cada um é cada um, obviamente

Mesmo mudando sua mentalidade, suas cicatrizes do passado sempre ficarão
Mesmo tendo sua esperada redenção, seu passado o continua condenando

Bem-aventurados os esquecidos, pois tiram o melhor proveito dos seus equívocos

E tudo é tratado ao extremismo. simplesmente o filme trata o ódio de uma das melhores maneiras que já vi

É um ciclo de ódio, um ciclo de vingança
Neonazista vs negro > negro vs neonazista > neonazista vs negro
Esse ciclo algum dia terminará? Derek irá se vingar dos que mataram seu irmão ou ele finalmente teve sua redenção e encontrou a paz?
Um ato ignorante levará, consequentemente, a outro ato ignorante

Ao ser violento, você traz consequências a todos da sua volta

Ver Derek abandonando o neonazismo e o preconceito realmente dá certa esperança na humanidade

E eu não posso deixar de falar sobre a direção monstruosa de Tony Kaye, que leva os desenvolvimentos dos personagens a sua máxima potência

Ah, e também tem Edward Norton, que é facilmente um dos meus atores favoritos. Que atuação monstruosa, talvez a melhor de todos os tempos... Caramba

Para acabar o texto, irei colocar uma citação

Hate is baggage. Life's too short to be pissed off all the time. It's just not worth it

digonia liked this review