Suspiria ★★★

o visual é todo incrível, até por Luca ter encontrado a forma perfeita pra homenagear as cores do original. a escolha dos takes, os zooms, os closes no rosto daquelas mulheres, parece tudo estranhamente orgânico no filme (e nos primeiros minutos tinha me incomodado com os cortes). isso, somado com os momentos de dança [que são realmente hipnotizantes] e algumas cenas inesquecíveis (a da dançarina sendo ‘manipulada’ foi a que me puxou pra dentro da narrativa de vez e me deixou completamente horrorizado) realmente elevam o filme.

por outro lado, a decisão dos múltiplos personagens interpretados pela Tilda é só distractive [tira a atenção do filme pra focar na maquiagem, que ora funciona e ora falha].

além diso, a partir da meia hora final, o filme vai pra um gore que destoa do tom que tinha aparecido até ali.. um excesso de cgi, mais maquiagem falha.. enfim, tudo bem over the top, o que acaba atrapalhando (novamente: é distractive) um final que já é exagerado na narrativa (e nesse último sentido eu amei). o roteiro tb subaproveita o panorama da Guerra e fica a sensação de que é simplesmente gratuito, ja que a ligação com o plot principal existe, mas não se justifica de forma efetiva.

de qualquer forma, é um filme bem bacana.

Leonardo liked this review