RSS feed for L

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Exotica

    Exotica

    ★★★★½

    O jogo narrativo de Egoyan estabelece um clima de sedução primordialmente cinematográfico ao se basear na tensão entre a tela e o próprio espectador: o cinema funcionando como o clube de strip-tease que dá nome ao filme, no qual o cliente pode ver (desejar, fantasiar, objetificar), mas não pode, nunca, tocar a matéria (o corpo) que se desvela na sua frente. E prevalecendo no meio dessa dualidade, entre a capturada materialidade pretérita e a projetada imaterialidade presente, a combinação infalível…

  • eXistenZ

    eXistenZ

    ★★★★

    Em “eXistenZ” todos querem matar David Cronenberg, tudo o que representa David Cronenberg e ao espectador não é apresentado nenhum motivo para confiar nessa gente que simboliza o mesmo que David Cronenberg – quer dizer, exceto a viagem que ele nos proporciona. Um filme quase autoterrorista, praticamente um ato performático, no qual o cineasta brinca com os que aspiram eliminar aqueles que distorcem a realidade através da ficção, mas que, ourobouros vai, ourobouros volta, encontram-se circunscritos pelas próprias configurações fantasiosas…

Popular reviews

More
  • Scott Pilgrim vs. the World

    Scott Pilgrim vs. the World

    ★★★★½

    "Há quem me pergunte se eu não tenho medo do ridículo. Absolutamente. E digo mais: só os imbecis têm medo do ridículo. Considero um soturno pobre-diabo o sujeito que não consegue ser ridículo de vez em quando"

    (Nelson Rodrigues, 15/06/1957)

    Já dizia um parceiro meu - migo de muitas carnaválias -, Scott Pilgrim é, tipo assim, o (actually, um dos) nosso Amarcord possível.

  • Song to Song

    Song to Song

    O papa da Snapvague apresenta a última moda de existencialismo em função stories. Ok que gente bonita e arquitetura modernista sempre foi uma combinação muito TOP, mas , se a forma é Snapvague, o conteúdo - i.e., as superfícies - é puro Instacore: só décor foda, umas casa tão asséptica que parece que ninguém vive dentro, roupa cara, pôr-do-sol, luz crepuscular, uns ângulos [não sou nem capaz de adjetivar], cameos que agregam, paisagens espetaculares, um carpe diem canastrão, metros quadrados…