Not My Type

Not My Type ★★★★★

When France meets France...

Dizer que ele não a entende seria o mais fácil. O problema é que eu até acho que ele entende, compreende o embaraço e o sofrimento. O que ele não faz é a mínima ideia de por onde começar a se importar. Se a indiferença inicial é desconcertante, a falta de tato que se sucede é perturbadora. Sua inconsequência quase ideológica acarretou em, quem diria, consequências – ônus e bônus em formas muito pouco abstratas.

Pinta-se um retrato sintomático do intelectual em nossos tempos: a merda está clara, as razões por detrás são plenamente identificáveis, porém faltam-lhe as faculdades práticas para se aproximar. Fora de Paris, o que o choca é, antes de tudo, a breguice, o simplório, o provincianismo. O filme é cheio de cantos nacionalistas, cruzamos até com um mendigo neonazista. E sabemos para onde aponta a filmografia de Belvaux – essa conta vai chegar.

Do abismo que separa os dois provincianismos surge um rancor irremediável criado pela humilhação e pelo paternalismo que ele muito organicamente a impõe. Poucos filmes de terror possuem uma cena tão excruciante quanto a que ela joga umas verdades na cara dele e ele sequer se dá o trabalho de mentir. Não se trata de sadismo, o mal que ele a causa sai muito natural – ele nem o deseja, apenas demora muito para se importar, quanto mais agir.

Enquanto a primeira metade é um exercício de gênero magistral (vou provocar e dizer que, atualmente, há mais para os formalistas explorarem no cinema europeu do que no norte-americano), a segunda é de uma brutalidade por vezes dolorosa de assistir – é cruel, é indigno, é constrangedor. Tá tudo aqui: melodrama, política, forma, conteúdo.

Émilie Dequenne é genial. O que ela faz aqui é coisa de gênio. Quando termina sua última performance no karaokê, uma lágrima escorre pelo rosto que é todo suor, altivez, desolação e raiva. É a maior atuação da década, talvez do século, junto a – claro – Nina Hoss em “Phoenix”.

Obra-prima do caralho.

Block or Report