Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Bacurau

    Bacurau

    “A CLASSE MÉDIA, CULTURA CONSUMÍVEL

    A classe que no Brasil inteiro vem, há décadas, se desenvolvendo e se estruturando, fazendo sentir cada vez mais sua presença, é a classe média, principalmente a urbana. E ela que faz funcionar o Brasil [...] Mas não é a classe dirigente do país. Ela é dominada por cúpulas representantes do capital, o que suscita inúmeras contradições em seu desenvolvimento e sua afirmação. É a classe média a responsável pelo movimento cultural brasileiro. Não há…

  • Fantasma por Acaso

    Fantasma por Acaso

    ★★★

    “Mesmo rejeitando o cinema brasileiro, ou aceitando-o na medida em que ele se igualaria às melhores produções estrangeiras ou receba a chancela metropolitana, esse público, queira ou não, perceba ou não, relaciona-se com os filmes brasileiros de modo completamente diferente, porque eles falam da realidade social e cultural em que vive este público. Não necessariamente por oferecer um ponto de vista crítico sobre essa realidade; mesmo quando tentativa de imitação da produção estrangeira, mesmo quando a realidade brasileira apresentada pelo…

Popular reviews

More
  • Aquarius

    Aquarius

    ★★

    Quando vi Aquarius pela primeira vez em sua célebre estreia no Cinema São Luiz (2016), guardei comigo uma sensação estranha de “filme superficial e oportunista”.

    Um amontoado das sequências mais vergonha-alheia da década passada: no carro com o sobrinho ao som de Maria Bethânia, que merecidamente virou piada na internet (1); a sequência das madames conversando na Cubana, fruto de alguém que parece nunca ter explorado um diálogo horizontal, i.e. sem sair de um pedestal; a caminhada pela praia do…

  • The Second Mother

    The Second Mother

    ‪Essa leva horrível de filmes brasileiros - basicamente desde central do Brasil e cidade de Deus - que carrega a necessidade de ser silogística, didática, mastigada. Esse excesso de mostrar, de se sentir especial/genial por falar o óbvio sobre o óbvio, essa mísera dedicação a aparecer (e não surpreendentemente parecer o que definitivamente não é: um bom filme), essa necessidade implícita de estar alicerçado (sedimentado soa mais justo) em contextos e discussões “atuais”, com abordagens técnico-narrativas sentimentaloides e toscas faz…