Quem compreende cinema apenas por seu conteúdo certamente tentará forçar paralelos com Haneke, em última instância deturpando sua obra e endossando os argumentos de seus detratores (misantropia, sadismo, violência extrema e mais tantos outros chavões). Tamanha desatenção à forma ignora, porém, a ausência quase total de jogos linguísticos, ironias, subversões — tão caros ao austríaco — nessa produção dinamarquesa. Provavelmente uma comparação com Os estranhos seja menos inadequada — há, inclusive, uma fala quase idêntica nos minutos finais de cada…
Favorite films
Recent activity
AllRecent reviews
More-
-
John Wick: Chapter 4 2023
Exacerbando o contemporâneo ao ponto de seu absurdo, a ficção ganha o poder de melhor traduzir suas contradições, cuja forma mais conhecida, mas não exclusiva, se resume no binômio utopia/distopia. Neste sentido, John Wick talvez represente a epítome da fantasia (para as classes dominantes) ou do pesadelo libertário, onde negócios apagam fronteiras nacionais de tal modo que meros túneis subterrâneos emulam unir continentes. No já conhecido universo imagético que tanto se aproxima do nosso cotidiano – as instituições jurídicas que…
Popular reviews
More-
-
Friendly Beast 2017
A culpa é sempre do preto, do paraíba, do viadinho.
Sobre uma tábua de cozinha, estende-se um cadáver. O corte da faca acompanha o do plano. O coelho perde a cabeça, e o filme ganha título: “O Animal Cordial” (2018). Resumido nas poucas palavras, um discurso se antecipa. Enquanto humano e alimento equivalem-se para as duas primeiras, a terceira remete a Sérgio Buarque de Holanda. Cunhado pelo sociólogo, o conceito “homem cordial” retrata um Brasil de relações afetivas, onde esferas…