RSS feed for Luiz

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Mile 22

    Mile 22

    ★½

    - Você está cometendo um erro.
    - Eu já cometi muitos antes.

    Por herança da Guerra Fria, personagens russas aparecem, até hoje, como grandes vilões do cinema estadunidense. Em “22 Milhas” (Mile 22, 2018), estreia desta semana, uma bandeira tricolor decora a casa onde se ambienta a sequência inicial. Nela, habitam oficiais da FSB, o Serviço Federal de Segurança do país eslavo – a antiga KGB. Durante a rápida introdução, o embate entre eurasiáticos e americanos resulta em massacre: entre as vítimas, um garoto de 18 anos, baleado a sangue frio por James Silva (Mark Wahlberg).

    LEIA MAIS

  • The Predator

    The Predator

    ★★★

    A "loucura" como resposta psíquica à modernidade e condição privilegiada para a sobrevivência

Popular reviews

More
  • Mission: Impossible - Fallout

    Mission: Impossible - Fallout

    ★★★★

    Enquadrada em plano fechado, uma mão masculina segura a Odisseia, de Homero. Dentro do livro, entretanto, não se leem as palavras do poeta grego. Em seu lugar, um pequeno projetor reproduz o conhecido convite: “Sua missão, caso você decida aceitar”. Apesar de curta, a sequência guarda importante significado. O cinema, grande arte da contemporaneidade, constrói novos heróis, herdeiros das tradições oral e literária. Ulisses dos tempos atuais, Ethan Hunt vence, há mais de duas décadas, homéricas aventuras, exemplificadas com maestria pelo recente “Missão: Impossível – Efeito Fallout” (Mission: Impossible – Fallout, 2018).

    LEIA MAIS

  • Friendly Beast

    Friendly Beast

    ★★★

    A culpa é sempre do preto, do paraíba, do viadinho.

    Sobre uma tábua de cozinha, estende-se um cadáver. O corte da faca acompanha o do plano. O coelho perde a cabeça, e o filme ganha título: “O Animal Cordial” (2018). Resumido nas poucas palavras, um discurso se antecipa. Enquanto humano e alimento equivalem-se para as duas primeiras, a terceira remete a Sérgio Buarque de Holanda. Cunhado pelo sociólogo, o conceito “homem cordial” retrata um Brasil de relações afetivas, onde esferas…