RSS feed for Luiz

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Cam

    Cam

    ★★★½

    O jogo de duplos escancara uma violência simbólica. À protagonista, capturada pela webcam, sequer pertence o próprio corpo. Dependendo do contexto, capturar significa, afinal, não só reter pelas lentes da câmera, mas também como presa.

    A saída dessa lógica demanda uma substituição: a da violência das imagens - isto é, a da captura - pelas imagens da violência - sejam elas as de cortes, tiros ou fraturas. Perceber a relação entre esses dois elementos - a saber, imagem e violência - é o primeiro passo para emancipar-se. Mesmo esse gesto, contudo, corre o risco de incorporação pelo mercado. Nesse sentido, Cam não parece otimista.

  • The House That Jack Built

    The House That Jack Built

    ★★★

    O "diagnóstico" é preciso: cultura e barbárie caminham lado a lado. A "solução", no entanto, carece de uma abordagem mais crítica.

Popular reviews

More
  • Mission: Impossible - Fallout

    Mission: Impossible - Fallout

    ★★★★

    Enquadrada em plano fechado, uma mão masculina segura a Odisseia, de Homero. Dentro do livro, entretanto, não se leem as palavras do poeta grego. Em seu lugar, um pequeno projetor reproduz o conhecido convite: “Sua missão, caso você decida aceitar”. Apesar de curta, a sequência guarda importante significado. O cinema, grande arte da contemporaneidade, constrói novos heróis, herdeiros das tradições oral e literária. Ulisses dos tempos atuais, Ethan Hunt vence, há mais de duas décadas, homéricas aventuras, exemplificadas com maestria pelo recente “Missão: Impossível – Efeito Fallout” (Mission: Impossible – Fallout, 2018).

    LEIA MAIS

  • The Awakener

    The Awakener

    ½

    Eu sei o que aconteceu com você, mas isso não justifica o que você está fazendo.

    Miguel (Kiko Pissolato) é o retrato do brasileiro médio. Policial da Divisão Armada Especial (DAE), separou-se de Isabela (Natália Lage) e com ela divide a guarda de Alice (Helena Luz). Ou melhor: dividir, na verdade, não parece o verbo mais adequado. Quando a ex-esposa busca a menina na casa do pai, agradece, afinal, o tempo passado com ela. Em poucas palavras, obrigações parentais convertem-se…