• Never Let Me Go

    Never Let Me Go

    ★★★

    what if michael bay hadn't directed the island

  • The Conjuring: The Devil Made Me Do It

    The Conjuring: The Devil Made Me Do It

    ½

    The devil made me watch it

  • Still Life

    Still Life

    ★★★★

    Cinema no gerúndio (1)

    Antes mesmo da primeira imagem, o som da embarcação mistura-se com o das ondas. Em busca da vida, título brasileiro para o quinto longa-metragem de Jia Zhangke, bem traduz a estética do fluxo (2) inerente à obra vencedora do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2006. A soma de preposição (“em”) com verbo substantivado (“busca”) funciona como uma espécie de gerúndio, privilegiando o processo - ou seja, a busca - em detrimento do resultado.…

  • The Human Voice

    The Human Voice

    ★★★★

    As únicas palavras que vou guardar são as que você me falou pessoalmente

    Consolidada a sua equivalência a um discurso socialmente reconhecido, o termo “voz” poucas vezes diz respeito ao som emitido por bichos. No monólogo escrito por Jean Cocteau, a cachorra late, sente saudades, se esconde, mas todo o enunciado origina-se em sua dona. Por que, então, justapor o nome “voz” ao adjetivo “humana”? Paradoxalmente, talvez a estranheza causada por esse complemento aponte para o que há de não…

  • Promising Young Woman

    Promising Young Woman

    ★★

    what if A24 produced I spit on your grave...

  • Another Round

    Another Round

    ★★★½

    No final dos anos 1990, quando a câmera digital ainda passava longe dos padrões estilísticos da indústria cinematográfica, suas potencialidades se desvelavam nas mãos de um jovem dinamarquês. Com uma filmadora caseira na mão e uma premissa na cabeça, Thomas Vinterberg adentrou os aposentos da classe alta escandinava para expor sua hipocrisia, transformando em linguagem as “limitações” tecnológicas. Em vez de apesar de, justamente por causa dos ruídos em forma de pixel e da instabilidade de suas imagens, Festa de…

  • Minari

    Minari

    ★★★★

    No banco traseiro de um automóvel, um garoto de traços orientais olha para frente, onde seu pai dirige ladeado pela mãe, que lê um livro em inglês. O carro segue um caminhão de mudanças, este também gravado por palavras anglófonas, enquanto as janelas deixam entrever a esverdeada paisagem do Arkansas. A ambientação bucólica, reforçada por uma trilha musical quase etérea, subitamente se transfigura em uma atmosfera sombria, diminuindo bruscamente o intervalo entre uma nota e outra. Minari, subtitulado no Brasil como Em busca de felicidade, introduz, desde a sua sequência de abertura, os recorrentes temas da imigração e da inevitabilidade do destino.

    LEIA MAIS

  • Behind Her Eyes

    Behind Her Eyes

    ½

    This review may contain spoilers. I can handle the truth.

    I wish I could swap bodies with someone who hasn't watched this

  • Ammonite

    Ammonite

    ★★★½

    O singular título Ammonite (2020), inédito no Brasil, dificilmente esclarece seu significado até quando traduzido para o português, amonite. Uma rápida consulta ao dicionário revela tratar-se de um molusco extinto ainda no período Cretáceo, dizimado pelo mesmo processo que vitimou os dinossauros. Dessas criaturas aquáticas restam apenas fósseis, escavados por Mary Anning (Kate Winslet) no novo filme de Francis Lee (O Reino de Deus). O trabalho da paleontóloga consiste em limpar as pedras coletadas na praia para delas extrair documentos…

  • Run

    Run

    ★★

    And yet again the Münchhausen syndrome...

  • The Undoing

    The Undoing

    ★½

    unwatching...

    (wish it were possible)

  • The Dark and the Wicked

    The Dark and the Wicked

    ★★★½

    As its house/America rots from within, what menaces the younger generation are no longer faceless strangers, but their own roots, well-known habits and values. Oedipally, the moribund father/power deals with his decay while the mother/religion is perverted, but this unmeasured (hubristric) path remains yet to be followed. The wicked hides precisely in the darkness one refuses to go through, since it is certainly easier to transfer hers/his fears elsewhere - either demons or "the exotic other".