-
-
-
My Life - Michael Haneke 2009
Nove anos depois de Yves Montmayeur filmar Haneke nos bastidores de Código desconhecido (Code inconnu, 2000) e quatro após Eva Testor e Nina Kusturica o acompanharem no ínterim entre O tempo do lobo (Le temps du loup, 2003) e Caché (2005), o canal franco-germânico arte encomendou ao conhecido jornalista Gero von Boehm e a seu filho, Felix, o documentário Michael Haneke: Mein Leben (2009), parte de uma série de biografias sobre personalidades alemãs. Se Filming Haneke, curta-metragem de Montmayeur, se…
-
-
-
-
-
-
Palace II 2018
O prédio foi ao chão, e eu também fui.
Ainda nos créditos de abertura, o “selo” GloboNews já antecipa a veia jornalística de “Palace II – Três quartos com vista para o mar”. Pouco depois, contudo, a cartela de título sugere frescor na abordagem: o número romano II aparece horizontal, derrubado como as duas colunas do Palace. Em seguida, as personagens apresentam-se: “eu me aposentei”, “eu me mudei”. Comum a todos os discursos off-screen, manifesta-se o sonho de morar em um apartamento próprio, a pé da praia. Tomadas aéreas sobrevoam uma cintilante Barra da Tijuca, menina dos olhos de uma classe média emergente.
-
Avengers: Endgame 2019
Os sentidos já estão condicionados pelo aparelho conceitual antes que a percepção ocorra, o cidadão vê a priori o mundo como a matéria com a qual ele o produz para si próprio. Kant antecipou intuitivamente o que só Hollywood realizou conscientemente: as imagens já são pré-censuradas por ocasião de sua própria produção segundo os padrões do entendimento que decidirá depois como devem ser vistas. A percepção pela qual o juízo público se encontra confirmado já estava preparada por ele antes mesmo de surgir.
-
One Last Deal 2018
Para um, a vida é o futuro; para outro, o passado.
O cenário é o Ateneum, um dos três componentes da Galeria Nacional Finlandesa. Lá encontram-se o marchand Olavi Launio e seu neto, Otto. Nenhum lugar melhor para aprender sobre arte do que o museu com a maior coleção clássica do país, julga o avô. De repente, porém, estão diante do simbolista Simberg. Em Iltaa kohti (1913), um idoso veste-se de preto e carrega consigo uma bengala. De mãos dadas,…
-