Luiz has written 36 reviews for films rated ★★★★ .

  • La Ricotta

    La Ricotta

    ★★★★

    Construir, por meio de imagens, uma comunidade cristã implica abdicar as próprias imagens, ao menos como signos imóveis das hierarquias entre temas e sujeitos nobres e banais, entre o ver e o agir, como representações de uma realidade exterior. Em outras palavras, trata-se de, tal qual Fellini, adentrar o espetáculo para renunciá-lo enquanto denuncia sua hipocrisia e, tal qual Chaplin, reconfigurar a partilha do comum, dotando a imagem novamente da força do gesto (pathos), de um poder de apresentação sensível apartado da lógica da dominação cotidiana.

  • The Matrix

    The Matrix

    ★★★★

    A questão de desafiar a imagem a partir da própria imagem, em direção ao seu "além" fundador, é a questão do próprio cinema.

    - Alain Badiou

  • Squid Game

    Squid Game

    ★★★★

    Takeshi's Hostel

  • Nostalgia for the Light

    Nostalgia for the Light

    ★★★★

    Em agosto de 2021, conforme a Revista Iconoclasta ganhava forma, uma casualidade nos remetia a Patricio Guzmán (1941–), realizador chileno que, em sua recém-concluída trilogia sobre a memória ditatorial do país andino, implica o espectador em um projeto de “escavação”, em imagens que não cessam de “arder”, em uma relação com o passado não só constativa, mas principalmente modificadora – à luz do tempo presente. A Iconoclasta nascia ao mesmo tempo que Guzmán comemorava 80 anos; a essa dupla celebração,…

  • Still Life

    Still Life

    ★★★★

    Cinema no gerúndio (1)

    Antes mesmo da primeira imagem, o som da embarcação mistura-se com o das ondas. Em busca da vida, título brasileiro para o quinto longa-metragem de Jia Zhangke, bem traduz a estética do fluxo (2) inerente à obra vencedora do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2006. A soma de preposição (“em”) com verbo substantivado (“busca”) funciona como uma espécie de gerúndio, privilegiando o processo - ou seja, a busca - em detrimento do resultado.…

  • The Human Voice

    The Human Voice

    ★★★★

    As únicas palavras que vou guardar são as que você me falou pessoalmente

    Consolidada a sua equivalência a um discurso socialmente reconhecido, o termo “voz” poucas vezes diz respeito ao som emitido por bichos. No monólogo escrito por Jean Cocteau, a cachorra late, sente saudades, se esconde, mas todo o enunciado se origina em sua dona. Por que, então, justapor o nome “voz” ao adjetivo “humana”? Paradoxalmente, talvez a estranheza causada por esse complemento aponte para o que há de…

  • Minari

    Minari

    ★★★★

    No banco traseiro de um automóvel, um garoto de traços orientais olha para frente, onde seu pai dirige ladeado pela mãe, que lê um livro em inglês. O carro segue um caminhão de mudanças, este também gravado por palavras anglófonas, enquanto as janelas deixam entrever a esverdeada paisagem do Arkansas. A ambientação bucólica, reforçada por uma trilha musical quase etérea, subitamente se transfigura em uma atmosfera sombria, diminuindo bruscamente o intervalo entre uma nota e outra. Minari, subtitulado no Brasil como Em busca de felicidade, introduz, desde a sua sequência de abertura, os recorrentes temas da imigração e da inevitabilidade do destino.

    LEIA MAIS

  • Fraulein

    Fraulein

    ★★★★

    Em dois diferentes níveis, o nome deste filme antecipa algo sobre si. Literalmente, Fraulein significa senhorita, mas, à época da produção - anos 1980 -, o termo já caíra em desuso por sua distinção sexista entre solteiras e casadas. O subtítulo, Ein deutsches Melodram (Um melodrama alemão), por sua vez, sugere uma filiação ao gênero: assim como no "policial" Quem foi Edgar Allan? (Wer war Edgar Allan?, 1984), no entanto, a estrutura simultaneamente se constrói e desconstrói. Tal caráter disruptivo…

  • Lemmings, Part 2 – Injuries

    Lemmings, Part 2 – Injuries

    ★★★★

    Apesar do suicídio nos derradeiros minutos, a sequência final de Lêmingues - Parte 1: Arcádia (Lemminge - Teil 1: Arkadien, 1979) sinalizava uma quebra, ao menos parcial, com o ciclo de desumanização da geração anterior. Nela, dois dos protagonistas se sentam de lados opostos em um trem: um por acidente; outro por um desejo de recomeçar a vida alhures, em Viena. Enquanto um viaja “para frente” - tanto espacial quanto metaforicamente -, outro ruma “para trás”, preso a Neustadt e…

  • Lemmings, Part 1 – Arcadia

    Lemmings, Part 1 – Arcadia

    ★★★★

    A consciência da própria finitude diferencia o humano dos demais animais, dizem estudos antropológicos. Mais adiante, a possibilidade de antecipar esse inescapável destino estabelece ainda outra distinção. Por muito tempo, é verdade, a falsa observação de um fenômeno estendia a prerrogativa do suicídio à espécie dos lêmingues, pequenos roedores que perecem em bando durante as migrações. De fato, não a vontade individual, mas circunstâncias acidentais provocavam tais mortes coletivas: dissociadas, portanto, do mal-estar vivenciado pelas personagens de Lêmingues (Lemminge, 1979),…

  • Three Paths to the Lake

    Three Paths to the Lake

    ★★★★

    Em certa oportunidade, quando perguntado a respeito de O castelo (Das Schloß, 1997), sua adaptação do livro incompleto de Franz Kafka para a televisão austríaca, Michael Haneke preocupou-se em estabelecer uma clara distinção entre releituras televisivas e cinematográficas. Enquanto estas, segundo ele, reimaginariam com maior liberdade a fonte inspiradora, aquelas, objetivando atrair outros leitores, obrigatoriamente se reportariam ao “original”. Nesse sentido, um primeiro olhar percebe, em Três caminhos para o lago (Drei Wege zum See, 1976) - versão para a…

  • Michael H. – Profession: Director

    Michael H. – Profession: Director

    ★★★★

    Dentre os primeiros documentários sobre Michael Haneke, apenas um tentara abranger a totalidade de sua carreira cinematográfica. A empreitada de Gero e Felix von Boehm encontrou dois obstáculos. O primeiro, mais óbvio, trata das dificuldades de condensar duas décadas em menos de uma hora. Mais forte que essa limitação temporal, na verdade, a própria natureza do projeto afastava o interesse de quem buscava aprofundar-se na obra do realizador austríaco. Malgrado o seu caráter aglutinador, Michael Haneke: Mein Leben (2009) despertava…