• Obi-Wan Kenobi

    Obi-Wan Kenobi

    ★★½

    Bem melhor e mais divertida do que falam os detratores, bem mais tola do que defendem os fãs, é uma minissérie meio sem razão pra existir, não fosse o atual momento de nostalgias infinitas que se vive e a presença sempre agradável do McGregor. Claro que quem se esbaldou nos filmes da trilogia prequel (se eles são bons ou ruins, deixo pra cada um decidir) sente um gosto agridoce em retornar a esses personagens e ao que a Disney resolveu…

  • Shivers

    Shivers

    ★★★★

    O apocalipse será sexo e vísceras.

  • History of the Civil War

    History of the Civil War

    ★★★½

    Retomado agora depois de um século perdido, esse filme do Vertov é um experimento interessantíssimo. Não é propriamente um filme de propaganda, ainda que tenha sido feito por encomenda do governo, nem tensiona a nascente linguagem do cinema, como o próprio Vertov faria anos depois, e nem foi feito com ambições que não fossem a de cumprir o trabalho. É, na prática, um filme-relatório, reunindo diversos fragmentos da guerra civil na Rússia. Compõe um mosaico de situações devidamente documentadas por…

  • Mutirão - O Filme

    Mutirão - O Filme

    ★★★

    "Da nossa memória fabulamos nóis mesmos": a frase do Adirley Queirós no final de "Branco sai preto fica" reverbera diretamente nesse simpático e comovente curta sobre a construção de um bairro periférico por seus próprios moradores, sob o ponto de vista de uma criança.

  • Abdzé Wede´Õ – Vírus não tem cura?

    Abdzé Wede´Õ – Vírus não tem cura?

    ★★★

    Filme de luto sobre um genocídio acelerado pela Covid.

  • Crimes of the Future

    Crimes of the Future

    ★★★★

    Um filme friamente clínico sobre cirurgias bizarras; tem a gelidez de uma sala de operações num climão de fim do mundo discretamente apresentado, cheio de ambiguidades, arestas, labirintos e informações truncadas que te deixam à deriva. Eu passaria facilmente três horas (ou mais) sendo conduzido pelo Cronenberg nesse universo e nessa atmosfera (numa época de filmes inflados de ar vazio, chega a dar lamento que justamente esse aqui dure meros 105 minutos). O diretor faz um grande comentário sobre si…

  • The Staircase

    The Staircase

    ★★½

    Começa muito bem e até segue um caminho inusitado ao se fixar no efeito do processo dentro da dinâmica de uma família, mas os episódios finais parecem não saber o que fazer consigo mesmos e de repente a gente fica só olhando pra tela esperando a próxima cena que não exatamente parece ter sido pensada estar ali (a montagem dos eps 7 e 8 é especialmente problemática). Quando acaba, fica o vazio - não no melhor sentido.

  • Pleasure

    Pleasure

    ★★

    Estaria inaugurado aqui o pós-sexploitation?

  • The Unbearable Weight of Massive Talent

    The Unbearable Weight of Massive Talent

    ★★½

    Pura diversão especialmente para os entusiastas do Nicolas Cage e toda a primeira meia hora promete um filme realmente empolgante e engraçado, mas, a partir do momento em que entra a trama de espionagem, tudo fica genérico demais. A direção das cenas de ação parece coisa de filme universitário e a trama em si é pouco interessante e não se relaciona diretamente ao "cagismo" que é o ponto de atração do filme. A dinâmica de Cage e Pedro Pascal é…

  • We Own This City

    We Own This City

    ★★★½

    Papeei sobre a série no Cinemático Podcast, por enquanto exclusivo para assinantes. Ouça ou assine: www.cinematico.com.br

    (Dia 17/6/22 estará liberado a todos.)

  • Dementia 13

    Dementia 13

    ★★½

    A cena-chave (a morte no lago) é toda um absurdo de boa, desde o começo ainda na mansão até o desfecho sangrento. O filme inteiro é um acolchoado de trama vagabunda pra que Coppola e Corman criem cenas de ataque e mistério, mas nem sempre a produção precária (ainda que muito bem conduzida) dá conta do impacto. Ainda assim, um filme que segue delicioso.

  • Jurassic World Dominion

    Jurassic World Dominion

    Chega a ser triste o quanto o filme nem se esforça pra sair da absoluta irrelevância e desinteresse por si e por sua mitologia. Parece um produto feito pelo bot dos "filmes de legado" que viraram marca recente em Hollywood. Aqui isso entra quase como uma obrigação comercial para servir a nada nem a ninguém. Junte efeitos digitais horríveis (os piores da franquia inteira, parecem adesivos de dinossauros colados a mão na tela), cenas de ação zero embalo (exceto a…