O Terceiro Mundo vai explodir.
(Vi numa sala de cinema em cópia cristalina, mas é tão incrível que deixo aqui link do YouTube mesmo, apesar da qualidade não tão boa:
youtu.be/ddIhagZ4eYk?feature=shared)
O Terceiro Mundo vai explodir.
(Vi numa sala de cinema em cópia cristalina, mas é tão incrível que deixo aqui link do YouTube mesmo, apesar da qualidade não tão boa:
youtu.be/ddIhagZ4eYk?feature=shared)
Sete anos depois do sétimo filme (hmmmm...), a franquia retorna com um "soft reboot" que serve para quem viu todos os anteriores, para quem não viu nenhum e para quem nem sabe qual viu ou se viu mesmo. Claro, quem acompanha fielmente sente melhor a crocância, mas, como sempre, é tão bagunçado e absurdo que a diversão se garante a cada novo delírio do enredo. Talvez porque o sexto filme teve bilheteria decepcionante e o sétimo não causou tanto frisson,…
O segundo melhor filme do Shyamalan lançado em 2023.
[O trauminha da personagem é 100% dispensável, apesar de ser justificativa oportuna pra algumas escolhas de enredo. Fora isso, tudo funciona muito bem aqui.]
Tem disparado o plot twist mais safado de toda a franquia, que serve pra "amarrar" (?) todos os anteriores e concluir esse grande arco iniciado no primeiro. Aqui já se abandona qualquer tentativa de relacionar a trama central aos cenários de armadilha, com dois filmes correndo em paralelo e nunca se encontrando. De um jeito esquisito, continua divertido, por motivos tortos, mas válidos.
Essa franquia é um grande enigma: surgiu em 2010 pra juntar brucutus do cinema de ação numa baita jogada de marketing e, desde então, acumula quatro filmes que têm vários momentos muito legais, mas invariavelmente são frustrantes por não aproveitarem de verdade o material que têm em mãos (e câmeras).
Entre altos e baixos, os quatro filmes são "quase" bons e todos se concluem com aquele gosto amargo de que poderiam ter sido incríveis, mas foram apenas legaizinhos.
O quarto…
Quem diria a essa altura que o sexto filme ia ser tão legal? Claro, tem tudo de pior que essa franquia é capaz de oferecer, mas é bem mais coeso e frenético que o anterior e até a montagem dá um descanso às vezes. (Curiosamente esse aqui é dirigido pelo montador dos filmes anteriores, e a edição fica a cargo de outra pessoa. Hmmm.) Nada faz muito sentido, mas já não fazia desde o 3 ou 4; o que importa…
Uma zona. O personagem do detetive Hoffman é uma merda, as coisas vão sendo apresentadas sem muito sentido de pra onde querem ir (e acabam não indo), altos retcons e etc. Por alguma razão não consigo ainda dar menos que duas estrelas porque os filmes nessa franquia vão ficando mais e mais vagabundos e ainda assim alguma coisa puxa a atenção e faz querer ir até o final e aí ver o seguinte - nem que seja pra ver a solução safada que vão dar ao cliffhanger desse aqui, digno do seriado sessentista do Batman&Robin.