Marcelo Miranda has written 91 reviews for films rated ★★★★ .

  • Crimes of the Future

    Crimes of the Future

    ★★★★

    Um filme friamente clínico sobre cirurgias bizarras; tem a gelidez de uma sala de operações num climão de fim do mundo discretamente apresentado, cheio de ambiguidades, arestas, labirintos e informações truncadas que te deixam à deriva. Eu passaria facilmente três horas (ou mais) sendo conduzido pelo Cronenberg nesse universo e nessa atmosfera (numa época de filmes inflados de ar vazio, chega a dar lamento que justamente esse aqui dure meros 105 minutos). O diretor faz um grande comentário sobre si…

  • Top Gun: Maverick

    Top Gun: Maverick

    ★★★★

    O prólogo de Top Gun: Maverick sintetiza sua existência: o jovem protagonista do filme original agora é um veterano militar que, meio deixado de lado, está sob risco de perder os fundos para seguir trabalhando num projeto de aeronave. Ele então se dá a missão de provar ser capaz de ultrapassar seus próprios limites e provar seu valor enquanto profissional indispensável ao ofício. Não haveria alegoria mais explícita a um filme encabeçado pelo maior astro em atividade em Hollywood que…

  • Ambulance
  • The Curse

    The Curse

    ★★★★

    www1.folha.uol.com.br/amp/ilustrissima/2022/02/filme-perdido-de-ze-do-caixao-encontrado-no-lixo-ressuscita-horror-visceral-do-cineasta.shtml

  • Predator

    Predator

    ★★★★

    Um primor de construção e tensão, esse misto de ficção científica, guerra, ação e horror nunca envelhece - na verdade, sua potência aumenta quanto mais o cinema mainstream não dá conta de sustentar experiências deflagradoras como essa. O imaginário pop construído em torno de O Predador nem faz jus à secura e brutalidade de suas cenas, nada convidativas para as explorações fetichistas e pop posteriores (não é por menos que as sequências nunca funcionaram tão bem, mesmo Predador 2 tendo…

  • Lady and the Tramp

    Lady and the Tramp

    ★★★★

    Se eu contabilizasse as vezes em que revejo com meu filho, teria mais logs aqui que o Filipe Furtado.

  • Transformers: The Premake

    Transformers: The Premake

    ★★★★

    A desconstrução do blockbuster pelas lentes de seus maiores marqueteiros: os fãs (muitos devidamente patrocinados pelas majors). Filme incrível. Disponível aqui:
    vimeo.com/94101046

  • In the Realm of the Senses

    In the Realm of the Senses

    ★★★★

    Clamor do sexo. Filme aflitivo sobre obsessão e prazer exacerbado. Rever depois de muitos anos altera a perspectiva de como você acompanha o drama do casal. A direção seca e direta de Oshima é hipnótica e a repetição constante de situações amplifica mais e mais a força de cada ação e o impacto do final. Alguns planos ainda impressionantes.

  • The Curse

    The Curse

    ★★★★

    Escrevi uma longa e detalhada reportagem sobre este filme pra "Folha de S.Paulo":

    www1.folha.uol.com.br/amp/ilustrissima/2022/02/filme-perdido-de-ze-do-caixao-encontrado-no-lixo-ressuscita-horror-visceral-do-cineasta.shtml

  • Licorice Pizza

    Licorice Pizza

    ★★★★

    Revi e mantenho as quatro estrelas e as ideias gerais que escrevi aqui: letterboxd.com/marcelomiranda/film/licorice-pizza/

  • Licorice Pizza

    Licorice Pizza

    ★★★★

    Habituado a grandes astros e a dramas ambiciosos de cobiça e poder, Paul Thomas Anderson chega agora com esse coming of age deliciosamente provocador e ambíguo, que parece um encontro entre amizades antigas embalado a nostalgia e memórias juvenis. O elenco em "Licorice Pizza" sem dúvida é coautor do filme. São figuras da intimidade de PTA entregando a ele suas primeiras interpretações na ficção, na pele de personagens inspirados em lembranças.

    Cooper Hoffman é filho de Philip Seymour Hoffman, parceiro…

  • The Card Counter

    The Card Counter

    ★★★★

    Schrader segue sua eterna investigação das tensões de homens condenados a ocuparem a Terra cometendo equívocos contra si mesmos por conta de uma moral muito singular sobre o que é estar no mundo. Muito já se disse de ser um "Taxi Driver" no universo glamouroso do carteado e há bastante sentido nisso, especialmente no uso das luzes e sombras com excesso de cores. Eu acrescento que se trata também de um filme sobre o olhar gélido de Oscar Isaac, quase…