Gremlins ★★★★

Por todo o filme permeia o espírito empreendedor-inventor do pai, representado muitas vezes pelas bugigangas espalhadas pela casa que sempre acabam em um problema de funcionamento. A criatividade anda de mãos dadas com o domínio da tecnologia, sendo usados em prol da necessidade de capitalização, esta por sua vez contextualizada dentro de um contexto dos problemas financeiros de uma família norte-americana de classe-média suburbana. Porém, há coisas que não podem ser controladas, experimentadas e nem comercializadas: a natureza e a cultura alheia. A partir dessa premissa, é interessante ver como Gremlins é o predecessor de dois filmes que Dante viria a fazer depois: The Burbs e Small Soldiers. Nos três, o ambiente tradicional e familiar norte-americano é implodido, sempre em uma encenação que leva ao extremo a destruição espacial deste certo habitat muito específico. A relação de curiosidade do americano com estrangeiro, visto como 'o outro', como catalizadora do do caos viria a ser expandida em The Burbs. Igualmente, a temática da tentativa de dominar a tecnologia para fins do capital também seria central em Small Soldiers. Apesar de serem três obras muito similares, cada uma possui o seu charme particular. com Gremlins tendo como diferencial sua localização muito bem definida temporalmente no Natal, além dos níveis de crueldade elevados quando chega a hora do enfrentamento das criaturas (o uso do liquidificador e de um microondas para matar os Gremlins, aliás, se encaixam completamente no tema do filme).

Michel liked these reviews