RSS feed for Arthur

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Celine and Julie Go Boating

    Celine and Julie Go Boating

    ★★★★★

    Incrível como o filme preserva um rigor da cena através de um processo tão libertador. É dos paradoxos mais inacreditáveis a maneira como a relação entre aparição e realidade media um controle e um descontrole da narrativa. Tudo o que o Rivette fala sobre um cinema de encarnação do Rossellini, de uma busca do espírito pelo corpo, é aqui a busca do corpo pelo espírito, de um cinema não exatamente do espiritualismo, mas do ocultismo em toda a sua perspectiva metafísica.

  • Le Pont du Nord

    Le Pont du Nord

    ★★★★½

    O mais inspirador aqui é como a relação entre fantasia e realidade é tão bem equilibrada justamente devido a um despojamento. A aleatoriedade é a única mediação dramática possível. A liberdade da cena não soa exatamente como uma escolha, mas a única opção nessa gramática que vai se refazendo ao longo da sua ação (a sistematização de uma trajetória como trajeto em si). Filme não só aceita o caos como agente natural que sempre irá conhecer seus caminhos (não o…

Popular reviews

More
  • Aquarius

    Aquarius

    ★★★★

    Poucos filmes conseguem intuir tão bem uma certa identidade brasileira como "Aquarius". Acho que até mais do que "O Som ao Redor", existe aqui uma vontade de se dedicar a uma construção mítica do país que não passa apenas pela tensão de classes, mas que busca uma valoração cultural. Uma valoração que vai além das citações musicais ou de referências mais diretas, mas que de certa forma identifica como alguns valores culturais acabam formando o caráter de uma pessoa ou…

  • La La Land

    La La Land

    ★½

    Com certeza um dos filmes mais moralistas que eu já assisti. O que me incomoda nem é essa nostalgia vazia, que até ai já foi objeto de fetiche em uma penca de filmes bestas e com certeza esse não será o último, mas o que me irrita mesmo é esse desprezo pelo contemporâneo que se reflete numa presunçãozinha bem canalha mesmo. Um filme onde só o jazz clássico salva mas os negros são objetos de cena? Onde rola toda uma…