6 Years

6 Years ★★★½

uma espécie de "20 anos antes" para o filme "blue jay", que também tem produção dos irmãos duplass e versa sobre um ex-casal de namorados de adolescência. gostei bem mais deste aqui, o típico "pequeno grande filme".

o que eu proponho pensar a partir deste filme é o "testemunho". existem eventos importantes que não tiveram nossa presença corporal, visual; episódios determinantes na vida terrena, no trajeto alheio, na existência de pessoas que moram mais perto ou mais longe de nós, dos quais não participamos, mas que de alguma forma "testemunhamos". sabemos que testemunhamos quando o grande cinema vai lá, nos mostra tudo o que é importante e ganhamos certeza de que estivemos ali; que dominamos os fragmentos da intimidade, os sulcos do tecido das relações, a geografia dos acontecimentos em sua extensão mais ou menos exata.

é muito difícil criar um filme muito bom sobre pessoas absolutamente imaturas, de certa forma até desinteressantes. o grande filme, e é o caso deste, empresta interesse a essas vidas anteriormente pálidas. cria um universo para esses coitados. é dessa forma que o fim, com o dirty projectors tocando em seu auge, em seu vigor mais sublime de 2012, se torna merecido e preciso.

Block or Report