Favorite films

Don’t forget to select your favorite films!

Recent activity

All
  • Lorna's Silence

  • I Travel Because I Have to, I Come Back Because I Love You

  • Tokyo!

  • Eccentricities of a Blonde-Haired Girl

Recent reviews

More
  • Lorna's Silence

    Lorna's Silence

    Lorna silenciada

    por Francis Vogner dos Reis

    Por um lado, O Silêncio de Lorna representa um passo à frente com relação ao filme anterior dos irmãos Dardenne, A Criança, isso porque seus primeiros quarenta minutos dão vazão a uma liberdade vital na orientação da ascese da personagem Lorna, tornando muitos momentos uma demonstração sensacional de um cinema que tem nas pulsões do corpo sua substância (e seu coração). Diferente, portanto, de A Criança, onde tudo isso era falseado e autofágico,…

  • I Travel Because I Have to, I Come Back Because I Love You

    I Travel Because I Have to, I Come Back Because I Love You

    O dono da voz e a voz do dono

    por Paulo Santos Lima

    Uma estrada vista da cabine de um caminhão, à noite, iluminada pelos faróis do mesmo. Imagem emoldurada e intermediada pelo pára-brisa do veículo que poderia bem ser a de um roadmovie. Mas também, junto ao maltrato do asfalto arruinado pelo tempo, poderia ser um registro de viagem às entranhas nacionais, ou um primeiro e típico plano inicial e introdutório de um documentário brasileiro dos anos 2000. O…

Popular reviews

More
  • Phoenix

    Phoenix

    A vida nas ruinas

    por Filipe Furtado

    Phoenix começa com uma guarita de estrada. O soldado americano, ali para policiar os espólios da guerra, para o carro com as duas sobreviventes judias. Pede para ver o rosto envolto em badanas de Nelly (Nina Hoss), sem pudor ou tato, reage de forma envergonhada diante dele (mantido fora do quadro) e lhes dá a passagem. É uma sequência simples, mas nela se estabelece boa parte do que o filme tentará dar conta…

  • Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives

    Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives

    Cinema, político

    por Juliano Gomes

    Tio Boonmee... é um filme sobre o cinema. Sobre que relação podemos estabelecer com as imagens e sobre que relação podemos estabelecer com o outro. Essas coisas andam juntas. O cinema de Apichatpong "Joe" Weerasethakul consegue, mais uma vez, uma clareza absoluta de sua matéria, de seu "tema", preservando-lhe todo o mistério. A idéia de cinema se desdobra, se transmuta em várias, e é esse o processo central da obra de Joe: a transmutação, a…