Favorite films

Don’t forget to select your favorite films!

Recent activity

All
  • The Damned

  • Mágoas de Caboclo

  • Memoirs of a Gigolo

  • Uptight

Recent reviews

More
  • The Damned

    The Damned

    [4/4]

    Negros, cafajestes, caipiras & aristocratas
    por Jairo Ferreira

    [...] Luchino Visconti sempre foi um chato de galocha. Seus filmes são sérios (Rocco), dramáticos (Vagas Estrelas da Ursa), políticos (O Leopardo), importantes e obrigatórios, como diz a criticalha, que
    ainda esquece do “aristocrata-marxista”. Visconti, com suas adaptações de grandes nomes literários, é um velho acadêmico que está marcando passo desde Senso. Marxista ortodoxo e tradicional hoje é o mesmo que reacionário e conservador. Quem se impressiona com Os Deuses Malditos? Talvez…

  • Mágoas de Caboclo

    Mágoas de Caboclo

    [3/4]

    Negros, cafajestes, caipiras & aristocratas
    por Jairo Ferreira

    [...] Dizem que os grandes cômicos (Stan & Oliver, Chaplin, Lewis) são insubstituíveis. O cinema nacional pode não ter cômicos em particular, mas tem a chanchada, que no geral é nossa maior graça. O público provinciano tem Mazzaropi. Mas surge agora Mágoas do Caboclo, cartaz do Olido, República e circuito, provando que Mazzaropi não é único e, depois de Chico Fumaça, pode até se aposentar. Ary Fernandes, que já tinha dirigido o último filme de Mazzaropi, Uma Pistola pra Djeca, lançando Chico Fumaça consegue mostrar que pior que Mazzaropi não existe nada. Vejam pra crer. [...]

    [continua]

Popular reviews

More
  • Suspiria

    Suspiria

    As salas de horror da doutora Suspiria
    por Jairo Ferreira

    Tentei duas vezes, na semana passada, assistir ao filme "Suspiria", de Dario Argento, e tive que sair bufando das salas. Vejam em que cinemas tive coragem de ir: Marrocos e Central 1.

    Ao entrar no Cine Marrocos, vi um borrão vermelho na tela. Não me assustei porque sei que o diretor Dario Argento é dado aos efeitos especiais mais extravagantes. Fui me esgueirando pela lateral, procurando uma poltrona vazia, sem…

  • The Empire of Desire

    The Empire of Desire

    O cinema e seu desejo
    por Jairo Ferreira

    Sexta-feira, 17 de outubro de 1980. Acabei de sair do laboratório Revela e estou possuído pela magia de um filme raro (a primeira cópia, péssima, só foi exibida a alguns convidados), onde um visionário greco-lautreamontiano (revelação do ator Orlando Parolini, excepcional poeta ainda não revelado) mata boçais e sócio-ideólogos a porretadas, pratica antropofagia e se incendeia numa cabana de praia ao som da música do Padre Antonio Vieira – “Vim e irei…