Favorite films
Don’t forget to select your favorite films!
Don’t forget to select your favorite films!
[4/4]
Negros, cafajestes, caipiras & aristocratas
por Jairo Ferreira
[...] Luchino Visconti sempre foi um chato de galocha. Seus filmes são sérios (Rocco), dramáticos (Vagas Estrelas da Ursa), políticos (O Leopardo), importantes e obrigatórios, como diz a criticalha, que
ainda esquece do “aristocrata-marxista”. Visconti, com suas adaptações de grandes nomes literários, é um velho acadêmico que está marcando passo desde Senso. Marxista ortodoxo e tradicional hoje é o mesmo que reacionário e conservador. Quem se impressiona com Os Deuses Malditos? Talvez…
[3/4]
Negros, cafajestes, caipiras & aristocratas
por Jairo Ferreira
[...] Dizem que os grandes cômicos (Stan & Oliver, Chaplin, Lewis) são insubstituíveis. O cinema nacional pode não ter cômicos em particular, mas tem a chanchada, que no geral é nossa maior graça. O público provinciano tem Mazzaropi. Mas surge agora Mágoas do Caboclo, cartaz do Olido, República e circuito, provando que Mazzaropi não é único e, depois de Chico Fumaça, pode até se aposentar. Ary Fernandes, que já tinha dirigido o último filme de Mazzaropi, Uma Pistola pra Djeca, lançando Chico Fumaça consegue mostrar que pior que Mazzaropi não existe nada. Vejam pra crer. [...]
[continua]
As salas de horror da doutora Suspiria
por Jairo Ferreira
Tentei duas vezes, na semana passada, assistir ao filme "Suspiria", de Dario Argento, e tive que sair bufando das salas. Vejam em que cinemas tive coragem de ir: Marrocos e Central 1.
Ao entrar no Cine Marrocos, vi um borrão vermelho na tela. Não me assustei porque sei que o diretor Dario Argento é dado aos efeitos especiais mais extravagantes. Fui me esgueirando pela lateral, procurando uma poltrona vazia, sem…
O cinema e seu desejo
por Jairo Ferreira
Sexta-feira, 17 de outubro de 1980. Acabei de sair do laboratório Revela e estou possuído pela magia de um filme raro (a primeira cópia, péssima, só foi exibida a alguns convidados), onde um visionário greco-lautreamontiano (revelação do ator Orlando Parolini, excepcional poeta ainda não revelado) mata boçais e sócio-ideólogos a porretadas, pratica antropofagia e se incendeia numa cabana de praia ao som da música do Padre Antonio Vieira – “Vim e irei…