Favorite films

Don’t forget to select your favorite films!

Recent activity

All
  • F for Fake

  • Isto é Noel Rosa

  • Irani

  • Ritos Populares: Umbanda no Brasil

Recent reviews

More
  • F for Fake

    F for Fake

    Em defesa do cinema de valor histórico e cultural entre nós

    Não há arte domesticada: “ – A liberdade de imprensa é uma das nossas instituições favoritas, mas ninguém – ao que parece – se interessa, nem de longe, pela liberdade do filme”, observou Orson Welles em 1953, em plena caça às bruxas do macartismo, reivindicando o direito e a obrigação de comentar livremente na tela as questões sociais da atualidade.

    Ainda hoje não se definiu o direito de o…

  • Isto é Noel Rosa

    Isto é Noel Rosa

    Os conteúdo dos novos tempos

    São Paulo é um motor de luz e sombra. Merece um cinema à altura de sua importância. Indústria sem arte é – desculpem o clichê – macarrão sem queijo… Se São Paulo dá muito boa comida nos seus restaurantes e botecos, então, por que não produzir imagem e som à altura do homem e de sua destinação histórica, dentro de um pensamento humanístico?

    O resultado prático do Modernismo são nossos amigos e pensadores como Almeida…

Popular reviews

More
  • Citizen Kane

    Citizen Kane

    Becos sem saída

    Procurarei neste artigo considerar o herói do filme moderno. Como se pode claramente constatar, há em relação ao personagem do filme tradicional um avanço, uma ruptura, que não devem passar despercebidos pelos que se interessam por cinema.

    *

    Já se sabe que o herói do filme moderno recebe um tratamento diverso do tradicional. O filme não se dispõe a “explicar” ou definir o interior do personagem, seja através da psicologia, psicanálise, intimismo etc. Não há aquela “análise…

  • Scarface

    Scarface

    Introdução a Hawks

    É mais difícil discorrer sobre o cinema norte-americano do que sobre o francês ou o italiano. Sua verdadeira importância não está perfeitamente definida e não são todos os “cine-entusiastas” que os valorizam justamente. Pode-se dizer que reina uma incompreensão geral em relação aos filmes ianques, devida à falsa acusação de que “são comerciais”. A situação estende-se a Howard Hawks, o mais norte-americano dos cineastas.

    Não se pode negar que este realizador tenha um estilo próprio e definido.…