Perfil não oficial dedicado a publicações dos textos sobre cinema da antiga revista portuguesa O Tempo e o Modo.
Favorite films
Don’t forget to select your favorite films!
Recent activity
AllRecent reviews
More-
The Sandpiper 1965
ALGUMA ILUSÃO
por João Bénard da Costa
(O Tempo e o Modo, 1.ª série, N.º 32 | Novembro de 1965)
a propósito de “Adeus Ilusões” de Vincente MinnelliO último filme Vincente Minnelli [1] não é um bom filme. Começando por dizê-lo, estou mais à vontade para afirmar de seguida que também não é um mau filme, sem ainda pretender sugerir que nem sim, nem não, antes pelo contrário. Explico-me já.
De Minnelli, e sobretudo após essa obra-prima que é…
-
The Soft Skin 1964
A LIÇÃO DOS MESTRES
por António-Pedro Vasconcelos
(O Tempo e o Modo, 1.ª série, N.° 32 | Novembro de 1965)
COMO reconhecer um cineasta autêntico senão pela importância que ele dá a tudo o que filma? Porque não se filma, como não se vive, impunemente. Só os imbecis, quer eles se chamem Frankenheimer ou Cacoyanis, poderão pensar o contrário, para nos vender sua mercadoria. Filmar não é mais fácil nem mais difícil do que viver. Um cineasta autêntico é portanto…
Popular reviews
More-
The Nutty Professor 1963
AS NOITES LOUCAS DO DR. JERRYL
por António-Pedro Vasconcelos
(O Tempo e o Modo, 1° série, N°13-14, pp. 129-130 | Fevereiro/março de 1964)
Seria cómico pretender sèriamente que uma obra tão séria como The Nutty Professornão passa de um filme cómico. Como nas comédias de Hawks, trata-se aqui de encarar o cómico como coisa muito séria. The Nutty Professor é de facto um filme de gags, mas filmes de gags são Monkey Business, Intriga Internacional ou Elena e os Homens,… -
The Man Who Shot Liberty Valance 1962
O HOMEM QUE MATOU LIBERTY VALANCE
por José Vaz Pereira
(O Tempo e o Modo, 1ª série, N⁰1, pp. 84-85 | Janeiro de 1963)
Tanto já no longínquo Rio Bravo de Howard Hawks, como no recentíssimo O Homem que matou Liberty Valance de John Ford, assiste-se a uma tentativa de "recapitulação" ou de "re-invenção" do western, não nos moldes psicológicos definidos e defendidos pela exegese dum André Bazin, mas sim dentro duma estrutura marcada e deliberadamente clássica, prenhe de acção,…