RSS feed for Rafael

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Joaquim

    Joaquim

    ★★★½

    Gomes opta muito sabiamente por retratar a história mundana do homem precursor do ícone histórico (herói?) que foi Tiradentes. Muitas discussões cabem ao filme: a representação das figuras de nossa história via cinema, a estética clássica dos chamados “filmes de época”, as matrizes étnicas e culturais de formação de nosso povo e, claro, o modo como o longa espelha o Brasil atual. O final, no entanto, ainda me incomoda: apresenta uma virada para o protagonista que não sei se é…

  • Despite the Night

    Despite the Night

    ★½

    Vi no mesmo dia de Um Lago e já me deu saudade da ternura e da composição de uma atmosfera própria, sem abrir mão do formalismo, mas querendo expressar algo. Tudo nesse filme é pretensioso, forçoso, investindo na estética do choque como algo a enriquecê-lo visualmente, mas que no fundo soa como capricho quase juvenil em busca de "cenas fortes".

Popular reviews

More
  • Wide Awake

    Wide Awake

    ★★★½

    A noção de crença é um dos pilares de cinema de Shyamalan. Crença na família, no espírito de união, naquilo que não se vê. Mas especialmente crença na fábula. E é incrível se deparar com esse filme de início de carreira do cineasta, longe dos trabalhos que flertam com o horror, suspense e finais surpreendentes. A história é bobinha, mas o ideal da crença é central, explicitada pela vontade do menino em provar a existência de Deus somente para se…

  • The Conspirators

    The Conspirators

    ★★★★

    Belíssima surpresa de um filme do qual não esperava muito por ser tão menos lembrado na obra do Joaquim Pedro de Andrade. Para quem espera de um filme histórico realismo puro, Os Inconfidentes veste-se de farsa teatral, com direito a diálogos extraídos de diversas obras poéticas, para dar o tom da revolução fracassada que foi a Inconfidência Mineira – ainda que tenha aberto portas para o processo de Independência do Brasil. Reconhecemos aqui o diretor de Macunaíma, sem a irreverência…