The Second Mother

The Second Mother ★★★★★

Ainda estou bem chapado pelo filme mas me arrisco a dizer que Anna Muylaert fez "o" filme sobre os anos Lula. Tudo que vimos mudar no país, o acesso ao estudo e à dignidade que os pobres, negros e nordestinos tiveram e a esperança de que isso possa nos transformar num país melhor tá no filme de modo cristalino.

Mas, é claro, o filme é muito mais do que isso e qualquer abordagem puramente ideológica seria redutora. Impressiona o domínio da direção e dos atores de todos os tons e modulações de cada cena. Há duas, em especial, bem difíceis: a do pedido de casamento e aquela em que Val conta pra família que sua filha passou no vestibular. Qualquer deslize da direção ou dos atores estragaria tudo, mas eles acertam tudo.

O roteiro é outro trunfo. Consegue trabalhar em dois planos o tempo todo - a questão social se desenvolvendo no plano de fundo e os dramas dos personagens em primeiro plano. E sem impor visões de mundo ao espectador - teremos leituras diversas, até contraditórias do significado da personagem Jéssica, de acordo com as experiências de cada um. E, claro, a questão da maternidade, vista no filme sob diversos pontos de vistas e possibilidades.

Block or Report

Sandro liked these reviews