RSS feed for schonfelder

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Spurs of Tango

    Spurs of Tango

    Foi o quinto filme do Plaat que vi, em ordem cronológica, e em relação aos quatro primeiros percebe-se uma estrutura clara, mesclando cenas de atores improvisando num clima lúdico-luxuoso-decadentista com passagens experimentais (texturas de superfícies, filmagens em reverso) ou planos estáticos, normalmente de paisagens/natureza seguidas por closes em criações do homem (essa relação natureza/homem, divino/mundano, bem como a própria maneira de filmá-los lembra bastante algumas coisas que o Godard faria nos seus filmes do início dos anos 80).
    Spurs of…

  • Flowers of Shanghai

    Flowers of Shanghai

    A força da primeira vez, não importa quantas vezes sejam.

    Não importa quantas vezes tenha visto ou quantos filmes a mais assisti desde então: toda vez que revejo Flores de Xangai é um recomeço, uma limpeza no olhar, ao mesmo tempo um reset e uma expansão nos conceitos de quadro (e seus limites), luz, cores, décor, movimento (de câmera, de atores), tempo... indo um pouco mais além, eu diria uma renovação na forma de pensar a fruição de uma obra.…

Popular reviews

More
  • Bushido, Samurai Saga

    Bushido, Samurai Saga

    Dos lordes do shogunato aos barões do empresariado, uma história de opressão estrutural atravessando gerações. Cada período é ilustrado por uma pequena tragédia pessoal, uma narrativa construindo uma tensão nas relações entre a base e o topo da pirâmide social que vai escalando até um ponto limite, um ponto onde o único passo adiante possível implicaria numa violenta ruptura dessa estrutura, a derrubada da parede que delineia as posições de servo e senhor. Diante desse precipício, os protagonistas relutantes acabam…

  • They Have Changed Their Face

    They Have Changed Their Face

    Um ponto equidistante entre o Giallo, a Boca do Lixo e o Godard fase Dziga Vertov; sobre como compensar/contornar a falta de recursos com idéias de roteiro (trata-se de um filme fantástico onde basicamente o fantástico é escamoteado), ou a pior parte é perceber que a distopia de ontem é a realidade de hoje. Daria uma bela sessão dupla com They Live.

    (e só num filme Italiano pra existir um personagem chamado Giovanni Nosferatu)