RSS feed for Rafael

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Phoenix

    Phoenix

    ★★★★★

    CONSCIÊNCIA FRAGMENTADA

    A relação do filme com a consciência que dá o plano para a personagem ou a própria personagem que entrega a relação do filme com a consciência do plano? Não sei. Estão praticamente inseparáveis e ainda desfigurados por um movimento - a relação anterior - do relato de uma transformação corporal no espaço e do período histórico como contexto, o sentimentalismo - o plano posterior - se encontra e implode na canção, na identidade, na consciência fragmentada.

  • Aquarius

    Aquarius

    ★★★★

    Encara o espaço como contemplação e a atemporalidade dos subtextos como movimento. Carnal das prioridades como mote da invasão de espaços do "Som ao Redor" com algo a mais. Talvez um manejo mais equilibrado entre as alegorias e a história de Clara - o Brasil, de um câncer nos anos oitenta e protegendo um espaço cultural, social e essencialmente político contra a opressão. É contra o descartamento daquilo que, por mérito, está na memória.

Popular reviews

More
  • First Reformed

    First Reformed

    ★★★★★

    PAUL SCHRADER ESCREVE COM SANGUE

    Afronta um conceito cinematográfico ao mesmo tempo que foge de um declínio patológico de sua própria posição ideológica e também artística. Amplia cada vez mais um poder categórico desse caminho desde “Taxi Diver” e “A Última Tentação de Cristo”. Aqui, um autor que se interessa muito mais pelo desenvolvimento dessas ideias em um conjunto justificável do seu drama e simbolo próprio. Isola o personagem numa alienação impiedosa e, para tirá-lo, quebra a sua fé por…

  • Master, a Building in Copacabana

    Master, a Building in Copacabana

    ★★★★★

    A COSMOLOGIA CINEMATOGRÁFICA DE EDUARDO COUTINHO

    Antecipa a curiosidade, e acerta em cheio. Deixa o edifício pro lado, chama o morador pro centro. Puro contexto pra que a sua personalidade seja completada pelos demais moradores; estejam unidos ou não: é disforme e único. Ao invadir espaços autorizados, consegue tanto ser surpreendente ao não ser imprevisível quanto tocante em sê-lo. Te guiará pelos corredores e portas de cada família, casal ou solteiro. Vai conseguir também te esconder se for tímido—nada de…