Tiago has written 38 reviews for films rated ★★★½ .

  • Flee

    Flee

    ★★★½

    Infinitas possibilidades narrativas entre fugas concretas e existenciais

    O fascínio pela adaptação sempre foi uma questão da humanidade. Transformar textos em peças, literatura em filmes e partituras em orquestras é uma faceta do fazer artístico que sempre esteve, e que sempre estará, presente. Tendo vencido o grande prêmio do júri para documentários internacionais no festival de Sundance, Flee - Nenhum Lugar para Chamar de Lar(2021), aborda a questão humana da adaptação de forma irresoluta e com bastante convicção fílmica. Os…

  • Belchior - Apenas um Coração Selvagem

    Belchior - Apenas um Coração Selvagem

    ★★★½

    As raízes impermanentes de um artista eterno

    Dentro da trajetória de um artista, existem milhares de momentos de viradas, novas esquinas que levam a lugares diferentes. Para aqueles que não nascem sob as luzes dos holofotes, existe o antes e o depois, e toda uma jornada que envolveu a chegada de tal artista ao conhecimento público. O documentário Belchior - Apenas um Coração Selvagem (2022), dirigido por Natália Dias e Camilo Cavalcanti, desvela as diversas dimensões nas quais habitou Belchior.…

  • Myanmar Diaries

    Myanmar Diaries

    ★★★½

    Quando os corvos dominam as ruas

    Um documentário feito inteiramente por pessoas anônimas, com personagens com rostos ocultos e vivendo dentro de seus próprios mundos, sufocados por um governo opressor e ilegítimo, fruto de um golpe militar. É esse o tom em que se desenrola Diários de Mianmar(2022), provavelmente um dos filmes mais importantes do século XXI, construído quase que inteiramente a partir de pequenos vestígios de narrativas criadas e recuperadas para o filme.

    Em certo sentido, encontram-se inúmeras semelhanças…

  • Kurt Vonnegut: Unstuck in Time

    Kurt Vonnegut: Unstuck in Time

    ★★★½

    O simulacro de Vonnegut inscrito no documentário clássico

    Praticamente todos os documentários sobre notórias figuras públicas passam por um lugar comum, sejam eles intelectuais respeitados, seres espirituais elevados ou pequenas jóias cult. Retornar à infância do personagem enquanto conversa com sua família, investigar a obra e tentar entender o fascínio que o elevou ao status que atingiu. Todos esses clichês máximos do documentário clássico estão presentes em Kurt Vonnegut: Desprendido no Tempo. Surpreendentemente, apesar de todos os ingredientes que fariam…

  • In Front of Your Face

    In Front of Your Face

    ★★★½

    Há algo de novo dentro da familiaridade de In Front of Your Face(2021), mais recente filme do prolífico diretor sul-coreano Hong Sang-Soo. Se ele sempre se esforçou em povoar seus filmes com os mesmos rostos, arquétipos e enquadramentos, nesse novo filme há um novo ingrediente, mais palpável, que torna o filme mais urgente e melancólico do que de costume. É ele um profundo fatalismo, longe do vitimismo melodramático de The Day After(2017), mas que vive em face do se fitar…

  • Bergman Island

    Bergman Island

    ★★★½

    The beauty of meeting other people's art and the struggle to find your own. Beautiful music, with lots of strings and flutes with a nordic folk taste. Great acting and landscapes also. Mia Hansen-Løve delivers a profound piece with this one, moving and also calming.

  • Medusa

    Medusa

    ★★★½

    Existe uma profunda ligação entre Medusa (2021), novo filme de Anita Rocha da Silveira, e Divino Amor (2019), último filme do diretor Gabriel Mascaro. Ambos compartilham uma visão de mundo, ou uma visão de Brasil. Suas leituras estéticas da moralidade neopentecostal chegam a pontos similares. E ambos vislumbram uma realidade na qual essa tendência moderna torna-se predominante, a ponto de dominar todas as esferas da vida em sociedade.

    Mas não é apenas com o filme do Gabriel Mascaro que Medusa…

  • Bad Luck Banging or Loony Porn

    Bad Luck Banging or Loony Porn

    ★★★½

    A mais nova iteração da filmografia do romeno Radu Jude é Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental (2021), um filme que é mais do que uma coisa só, borrando linhas entre documentário, ficção, ensaio e protesto. É um filme que trata da Romênia, numa investigação satírica sobre o cerne ideológico de uma sociedade reacionária e conservadora, refém de um passado autoritário e racista.

    O ponto de partida da investigação de Jude é o sexo, e a repressão coletiva dos…

  • Elevator to the Gallows

    Elevator to the Gallows

    ★★★½

    Miles Davis e um noir de erros. Ascensão social interrompida. Tudo de bom.

  • A Hero

    A Hero

    ★★★½

    Em mais uma encarnação de seu naturalismo dramático, o diretor iraniano Asghar Farhadi entrega em Um Herói (2021) um filme que utiliza-se da realidade de seu país para elaborar sobre um tema universal da modernidade. A ascensão e a queda de Rahim (Amir Jadidi), um homem encarcerado por excesso de dívidas, separam o filme em duas partes perfeitamente complementares. Quando um sistema corrompido se apropria de um ato de valor, ele o distorce a ponto de esvaziar qualquer nobreza que possa restar nele.

    Texto completo em: www.biomboescuro.com.br/um-her%C3%B3i-texto/

  • Mariner of the Mountains

    Mariner of the Mountains

    ★★★½

    Em seu mais novo filme, Marinheiro das Montanhas (2021), o cineasta Karim Aïnouz relata num diário multilinguístico uma viagem em direção a seu passado. Utilizando-se de uma estrutura não estranha a sua filmografia, como no similarmente multi facetado Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo (2009), Karim constrói uma narrativa a partir de um diário de viagem, na sua primeira visita ao país de origem de seu pai, a Argélia - mais especificamente na região montanhosa da Cabília. É o retorno para uma casa que ele nunca conheceu.

    Texto completo aqui: www.biomboescuro.com.br/marinheiro-das-montanhas-texto/

  • Halloween Kills

    Halloween Kills

    ★★★½

    Bem divertido. O Gordon Green utiliza muito bem o universo ficcional do filme original, cria cenas com bastante força simbólica e oferece sequências decentes de horror slasher. Acho que não tem mais muito o que pedir de um filme de franquia e de gênero.