Tiago has written 12 reviews for films rated ★★★ .

  • Smiling Jockey

    Smiling Jockey

    ★★★

    A celebridade de um brasileiro em terra estrangeira

    Há diversos pontos de partida para interpretar Um Jóquei Cearense na Coreia (2022), novo filme de Guto Parente e Mi-Kying Oh. O longa-metragem que estreia mundialmente no 27º Festival É Tudo Verdade, em sua superfície, funciona com a estrutura de trabalhos jornalísticos para televisão sobre atletas. No entanto, o novo filme do co-diretor de Inferninho (2018) aborda um esporte pouco afeito às transmissões televisivas mais comerciais, as corridas de cavalo. E é…

  • Lamb

    Lamb

    ★★★

    Gringos imitando Boas Maneiras

  • Manguebit

    Manguebit

    ★★★

    O que estava sendo cozinhado no forno quente da realidade urbana na qual viviam milhares de jovens no Recife durante os anos 90? A alcunha de “quarta pior cidade do mundo para se viver” enchia a boca de muitos jovens em pleno rebuliço diante da situação vivida por todos na cidade. É nesse contexto que se constrói o documentário Manguebit, filme dirigido por Jura Capela, que se propõe a rememorar e refletir sobre um momento único da música pop brasileira.

    Texto completo no link: www.biomboescuro.com.br/manguebit-texto/

  • Hey, You!

    Hey, You!

    ★★★

    Pretty vibrant dysmorphic drawings. This is both times unsettling and psychedelic. Very cool use of aspect ratio also, so nice.

  • My Hero Academia: Heroes Rising

    My Hero Academia: Heroes Rising

    ★★★

    Didn't like this as much as the last movie, mainly because I believe that Boku no Hero is stronger when it focuses on the interaction between its characters, rather than on huge dbz type fights. Also thought the setting doesn't feel that much alive, and that the conflicts aren't that well built.

    Honestly, I was hoping for something more than a basically structured shonen movie. But what you get is what you see, and I guess overall this was fun…

  • Better Days

    Better Days

    ★★★

    Arrisca cair num didatismo moral meio malhação, mas a força dramática rapidamente transcende isso. Infelizmente, acaba se extendendo um pouco demais, tentando amarrar todos os nós. Funciona muito bem quando a gravita pro fantasioso, principalmente com a iluminação.

  • Hara-Kiri: Death of a Samurai

    Hara-Kiri: Death of a Samurai

    ★★★

    Fiel ao original na medida certa, e até que a estilização visual do Miike caiu bem

  • America: The Motion Picture

    America: The Motion Picture

    ★★★

    Great Run The Jewels needle drops and voice acting from the one and only Killer Mike. Makes me miss watching Archer

  • Zappa

    Zappa

    ★★★

    It can't happen here

  • Tokyo-Ga

    Tokyo-Ga

    ★★★

    Acho que esse filme poderia ser exclusivamente sobre o Ozu. Toda essa tentativa do Wenders de construir uma afirmação sobre a decaída dos valores japoneses contidos na filmografia do Ozu acaba se resumindo a uma vagueação sem propósito por Tóquio. Ele não vira a chave sobre esse argumento em nenhum momento, não articulando essa ideia por meio da edição, da narração ou das imagens capturadas na cidade. Fica de bom tudo explorado sobre o entorno do lendário diretor, como a breve entrevista com Chishu Ryu e o final excepcional com seu diretor de fotografia.

  • In the Same Breath

    In the Same Breath

    ★★★

    Acaba sendo positivo pro filme assumir um ponto de vista personalista, de explorar todas as circunstâncias que rodearam a diretora do filme, a princípio numa perspectiva no olho do furacão, em meio ao ano novo em Wuhan. Esse posicionamento se enriquece na medida em que estabelece um trabalho de contextualização com imagens de arquivo e relatos jornalísticos, que nos apresenta um mundo na iminência de uma tragédia não anunciada. O vírus, que na época era chamado apenas de SARS, é…

  • I Am Easy to Find

    I Am Easy to Find

    ★★★

    Cenas de uma vida que passa rápido demais. Cria alguns momentos belíssimos que casam com a música, mas só pontualmente. Faltou uma coesão maior nesse sentido.