Tiago has written 25 reviews for films rated ★★★★ .

  • The Territory

    The Territory

    ★★★★

    A resistência dos Uru-Eu-Wau-Wau diante das chamas dos novos tempos

    As eleições de 2018 no Brasil foram o prelúdio de inúmeras tragédias que vieram a ocorrer no país nos anos que seguiram. As mais de 660 mil mortes por Covid-19 e as queimadas que destruíram o Pantanal são apenas as de maior escopo. Mas olhando para o país, vemos inúmeras perdas espalhadas por todo nosso mapa, como resultado direto da atuação da administração atual do presidente Jair Bolsonaro. O Território(2022),…

  • The Story of Looking

    The Story of Looking

    ★★★★

    A genealogia da visão por Mark Cousins

    Existe algo de muito fascinante nos momentos banais, nos monólogos internos que temos com nós mesmos e no natural fluxo que nossa consciência toma quando em diálogo com si mesma. Em um de seus mais recentes filmes, A História do Olhar(2021), estreia recente de Mark Cousins no 27º Festival É Tudo Verdade, o diretor nos convida para passar 90 minutos junto de seu monólogo interno, em uma exploração imagética sobre o sentido visual…

  • Kimi

    Kimi

    ★★★★

    Steven Soderbergh é um dos diretores mais versáteis de Hollywood, que parece sempre buscar uma reinvenção a cada novo projeto que embarca. O que não quer dizer que ele não tenha o seu próprio jeito de fazer filmes, a maioria com bastante experimentalismo na fotografia e uma montagem sempre vibrante e desafiadora. Kimi é um desses filmes, com Soderbergh assinado também fotografia e edição, que tem seus trunfos ligados aos aspectos que o separam da realidade, o pondo na condição…

  • Fortaleza Hotel

    Fortaleza Hotel

    ★★★★

    O diretor Armando Praça fez com Fortaleza Hotel(2021) um dos filmes brasileiros mais interessantes lançados nesse último ano. Contando uma história que entrelaça duas vidas através da tragédia, tem-se um drama naturalista excepcional, que se traduz perfeitamente através das diferentes línguas faladas pelos personagens.

    O longa começa, na verdade, com a promessa de renovação. A camareira Pilar(Clebia Sousa) inicia o filme enquadrada em perfil, respondendo perguntas relacionadas a imigração para a Irlanda. Logo entendemos que ela está praticando para uma…

  • Bugcrush

    Bugcrush

    ★★★★

    A modern William S Burroughs story

  • The Card Counter

    The Card Counter

    ★★★★

    Há algo de bastante distante e perturbador no filme mais recente do diretor e notório roteirista Paul Schrader, The Card Counter(2021). Seu mais recente longa é um ato psicológico sobre o método, seja o da aposta, seja o da tortura. O filme articula sobre o modus operandi dessas formas de relação com o mundo assumindo as lentes de seu protagonista, William Tell(Oscar Issac), um ex-militar assombrado por crimes de guerra cometidos em seu passado. Esse passado que contamina cada ação…

  • Maioria Absoluta

    Maioria Absoluta

    ★★★★

    Um dos maiores cineastas brasileiros de todos os tempos, Leon Hirszman transitou ao longo de sua carreira entre o documentário e a ficção, geralmente trazendo uma forte alcunha política para seus filmes. Estando no início de sua carreira ligado ao Centro Popular de Cultura, seu cinema é sensível às questões sociais e as preocupações sindicais.

    Dois desses filmes fizeram parte das produções que utilizaram-se do som direto, que possibilitou diferentes manipulações da linguagem cinematográfica. Um deles é Maioria Absoluta, um…

  • A Public Opinion

    A Public Opinion

    ★★★★

    Há uma imensa tensão entre o eu individual e o eu coletivo em “Opinião Pública”, obra mais encorpada de Arnaldo Jabor dentro de sua produção documental sessentista. Seguindo o ótimo e experimental “O Circo”, Jabor aumenta o escopo e tenta atingir camadas mais profundas e variadas da realidade brasileira.

    O cenário da maior parte do filme é o Rio de Janeiro, com um particular interesse pelos jovens. Seus anseios e expectativas diante de um mundo imenso são registrados com o…

  • Letter from Siberia

    Letter from Siberia

    ★★★★

    As animações me lembraram muito as que o Terry Gilliam fazia pro Monty Python.

  • Yella

    Yella

    ★★★★

    A maneira como quantias numéricas podem reger cada interação humana é uma prospectiva completamente assustadora. A ênfase posta pelo próprio filme no gestual da manipulação imbui cada movimento na mise en scene de uma dimensão psicológica predatória.

  • Roaring 20's

    Roaring 20's

    ★★★★

    Kind of gimmicky at points, but I digged the writing and the flow of everything. I'm embarrassed to say, but I identified with the overall sentiment that permeates this film. I'm afraid I can't help but love movies with people just wandering around and talking...

  • First Cinema

    First Cinema

    ★★★★

    Navega por toda uma cartografia cinematográfica e encontra momentos de delicadeza que se juntam em uma continuidade descontínua