Bang Bang

Bang Bang ★★★★½

A melhor chanchada estrutural já feita.

A única também.

Fiquei sabendo agora que o Tonacci esteve nos EUA uns anos antes de realizar Bang Bang; foi quando ele conseguiu a máscara do Planeta dos Macacos que o Pereio usa no filme. Mas além disso, valeria uma pesquisa para descobrir o que ele viu por lá, o que descobriu, se tomou conhecimento do que o pessoal de NY (Peter Emmanuel Goldman, Shirley Clarke, Mekas) estava fazendo, se foi a algumas sessões na Anthology Film Archives etc. Porque o fato é que ele faz o Bang Bang e se transforma imediatamente na figura de ponta do modernismo no cinema brasileiro, ultrapassando Sganzerla, Bressane, Glauber, todos.

E fica aqui uma anedota:

exibição do filme em Portugal, junto com os curtas do Tonacci, nos Encontros Cinematográficos de 2017, para um público que estaria majoritariamente assistindo ao filme pela primeira vez, tudo em película, cópias restauradas etc., noite incrível. No intervalo das sessões fui ao WC e na porta do banheiro alguém tinha acabado de escrever "Straub + Death Proof = Tonacci". Devia ter tirado foto disso.

Block or Report

Bruno liked these reviews