RSS feed for Bruno
  • The Towering Inferno

    The Towering Inferno

    ★★½

    Meter toda a Hollywood clássica num arranha-céu, acender um fósforo e depois filmar todo mundo pegando fogo ou se espatifando de uma altura de 500 metros.

    Eu amo a pílula que o Inácio escreveu para a Folha: "Arranha-céu babélico pega fogo logo no dia da sua inauguração, com pilhas de gente importante dentro. Exemplo típico do filme-catástrofe, com idéias muito singelas." Que época incrível quando você podia ler esse tipo de coisa junto com um texto sobre um Eastwood ou…

  • White Out, Black In

    White Out, Black In

    ★★

    Tinha pensado em fazer um longo comentário sobre a impressão passada pela maioria esmagadora dos filmes brasileiros recentes de que o cineasta brasileiro é alguém que se interessa por tudo, MENOS por filmar, alguém que gosta de ter o filme pronto para poder chamar de seu mas que não se interessa terrivelmente pela feitura em si, isto quer dizer pelo seu envolvimento em um processo que não é apenas seu. Tinha pensado em ligar essa trava, essa falta de prazer…

  • Ad Astra

    Ad Astra

    ★★★★

    Escrevendo meu texto sobre Fleischer para a próxima Foco, basicamente um ensaio sobre algumas questões que já foram abordadas em outras edições e aqui no Letterboxd, e tem algumas coisas que valem a pena ser ditas, no caso repetidas, sobre a situação particular do Gray entre os cineastas da sua geração e os cineastas de outras gerações do cinema americano.

    Uma delas é que a maioria dos cineastas narrativos, e isso vale para os artistas narrativos no geral, inventa o…

  • Apocalypse Now

    Apocalypse Now

    ★★½

    (esta cotação é para a versão de 153 minutos; a "redux" é **; a "final" eu ainda não sei; recomendo a visão do workprint a todos, pois fica claro que o filme poderia ter 30 horas e ainda assim continuaria insatisfatório)


    John Milius é um roteirista melhor que o Edward Neumeier.

    Mas o Coppola não é um cineasta melhor que o Verhoeven.

    A cena da emboscada ao barco com os camponeses, por exemplo: o Coppola sabe muito bem do que…

  • Starship Troopers

    Starship Troopers

    ★★★★½

    O famoso texto do Honoré sobre o filme, seguido de uma excelente resposta.


    Um dos momentos mais vexatórios, infames mesmo, da história dos Cahiers.

    Anos depois, numa entrevista para uma rádio, Honoré disse que foi mal compreendido, que o texto havia sido escrito com uma intenção irônica, "semelhante à do cinema de Verhoeven", pois na época o futuro autor de Dans Paris tinha uma coluna nos Cahiers e nessa ocasião ele teria escrito a sua crítica sobre Starship Troopers encarnando…

  • The Merry Widow

    The Merry Widow

    ★★★★★

    Me mandaram este vídeo e me perguntaram quem seria o grande leitor do cinema.

    Respondi: provavelmente Lubitsch.

  • 1900

    1900

    O processo de reabilitação cinéfila, apenas muito parcialmente crítica, que já está em andamento para o Schindler's List também se estende ao Novecento (vários textos escritos por aqui mesmo enaltecendo o fabulismo épico de bandeira vermelha do filme e o seu didatismo anti-fascista que se presta às alegorias mais vergonhosamente embusteiras), e acho que isso não poderia ter mais a ver com o zeitgeist do quinquênio 2015-2020 e o declínio abissal de todo o discurso da esquerda nesse período: a…

  • Schindler's List

    Schindler's List

    Da abjeção.

    Ou: "Capitalismo salva vidas - o filme".


    Baixem Pasazerka no freeleech do Karagarga.

  • Life, and Nothing More...

    Life, and Nothing More...

    ★★★★½

    Caralho, eu não lembrava disto. Colossal - não tem outra palavra, assim como não tem CinemaScope, 70 mm., inflação de qualquer tipo que possa acrescentar qualquer coisa à majestade disso. Só Tati filma assim.

    Como 95% dos filmes que comento aqui, faz mais de dez anos (mais de quinze, se bobear) que não o revejo. Provavelmente subirá para ***** numa revisão.

    Mas uma coisa eu posso dizer sem revê-lo no momento: nos anos 1990 viu-se uma leva de filmes e…

  • The Horrible Dr. Hichcock

    The Horrible Dr. Hichcock

    ★★★★

  • The Golden Coach

    The Golden Coach

    ★★★★★

    Sendo bem sincero, o antiformalismo que tem sido reivindicado por uma galera que apareceu por aí nos últimos anos, que só fala das coisas em termos de "elegância", "luxo", "leveza", "vida", "prazer" (como se essas coisas fossem incompatíveis, antônimos mesmo das práticas formalistas; como se não fossem, no interior de um filme, qualidades da forma desse filme), uma galera que de repente surge do nada já equipada com uns nomes do cinema clássico que foram convenientemente transformados em medalhões desses…

  • Fort Apache

    Fort Apache

    ★★★★★

    - Quando Godard escreveu nos Cahiers (n° 184, novembro de 1966): "Um ano atrás, tentei em vão convencer Tavernier a publicar seu magnífico estudo sobre Ford aqui e não lá, mas ele preferiu a humilhação à ofensa e o terreno baldio à Mademoiselle Âge Tendre. Tristeza por encontrar, mesmo entre os mais puros cinéfilos, o grande defeito de todas as pessoas do cinema, essa recusa doentia de formar uma frente comum contra o inimigo", o que você respondeu?

    - Eu…