Sherlock Holmes ★★★½

Meu primeiro contato com o universo de Sherlock Holmes pelo que me lembro foi com a série estrelada por Benedict Cumberbatch, da qual apenas assisti apenas os dois primeiros episódios e nunca mais retornei a assisti-la. Assim me considero um iniciante nessa história, não possuindo qualquer pré conceito ou expectativa para esta obra separada.

Robert Downey Jr. possui o carisma que era necessário para interpretar seu personagem, sua perspicácia e insolência são passadas apenas pelo seu olhar e expressão, algo que não seria tão natural com qualquer outro ator, a sua fisicalidade para as lutas são bem convincentes. Jude Law e todo o elenco de apoio estão bem em seus papéis e mantém a qualidade da obra quando possuem mais tempo em tela.

O filme é muito bem fotografado, com movimentos de câmeras bem inventivos, com ângulos que mostram muito bem a geografia dos locais sem que jamais fiquemos perdidos. O CGI é muito bem utilizado para incrementar o cenário e favorecer a história, enriquecendo muito mais o longa junto dos figurinos e da direção de arte, que reconstruíram os cenários com primazia, fidedignos a época no qual o filme se passa.

A trilha sonora em alguns momentos é de se encantar os ouvidos, com uma orquestra pulsante e enérgica. Mas ao mesmo tempo em que eleva algumas cenas, a mesma se mostra muito caricata em grande parte do longa, tirando o nosso envolvimento da história por conta do tom mais fantasioso que o mesmo passa para a narrativa.

Outro ponto que me incomodou foram as cenas de ação, algo que foi muito bem utilizado em algumas cenas como a da luta clandestina, mas pessimamente executada em outros, como na cena da luta no local de construção do barco que é carregada de CGI que se destoa muito do cenário e dos personagens, tornando a cena plástica e desempolgante.

Sherlock Holmes é um excelente entretenimento para aqueles que possuem um tempo livre, pois apesar de ser previsível, possui diversas cenas empolgantes e divertidas que com certeza agradarão grande parte do público. Bem dirigido e atuado, cheio de detalhe e cuidado em sua construção. Recomendo.