Captain America: The Winter Soldier ★★★★½

Steve Rogers (Chris Evans) é agora um oficial da SHIELD, comandando batalhões em missões secretas, algumas ao lado da Viúva Negra (Scarlett Johansson), até que desconfia de que Nick Fury (Samuel L. Jackson) esconde mais informações do que deveria. Após o líder da organização quase ser assassinado, descobre-se que há uma conspiração vindo de dentro da SHIELD, que se submete ao conselho de segurança da ONU, liderado por Alexander Pierce (Robert Redford). Quando surge a misteriosa ameaça do Soldado Invernal, o Capitão América precisa do apoio de Sam Wilson (Anthony Mackie) para descobrir a verdade e enfrentar seu maior desafio.

Equilibrando com impressionante eficácia os gêneros de super-herói e espionagem, o roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely jamais subestima o espectador com explicações desnecessárias, apesar de trazer uma trama relativamente complexa e com algumas reviravoltas. O impacto da revelação do Soldado Invernal jamais é forte como nos quadrinhos por se tratar de pouco tempo entre a morte e o retorno do personagem, diferente dos mais de 40 anos que separaram o fato original, mas ainda assim o impacto afeta muito o Capitão.

Evans confere uma energia vigorosa ao patriota personagem e forma um trio especialmente interessante com a Viúva Negra e o Falcão, ambos personagens promissores e bem desenvolvidos pelos seus intérpretes. Fury e Pierce trazem complexidade à trama e o Soldado Invernal se mostra um vilão à altura de Steve. Outro dos grandes destaques da película é o cuidado na elaboração das cenas de ação, todas divertidas e criativas, sem dificultar a compreensão.

O Soldado Invernal ainda apresenta duas cenas pós-crédito e conclui satisfatoriamente, tornando-se um dos melhores filmes da Marvel até então. Confesso estar ansioso tanto pra Vingadores 2 como para Capitão América 3! =]