Deadpool ★★★★

Wade Wilson (Ryan Reynolds) é um mercenário que se envolve com a acompanhante Vanessa Carlisle (Morena Baccarin), mas logo descobre ter um câncer terminal. Ao aceitar a escusa proposta de se submeter a um tratamento misterioso que pode curá-lo, Wade é transformado por Ajax (Ed Skrein) e sua ajudante Angel (Gina Carano) em um super-humano, com fator de cura mas com a aparência deformada, o que o impede de voltar a contactar Vanessa. Assim, se torna uma espécie de anti-herói, o Deadpool, em busca de encontrar Ajax e se vingar, ao passo que tem que lidar com o insistente pedido de Colossus (voz de Stefan Kapičić) e sua tutelada Míssil Adolescente Megassônico (Brianna Hildebrand) para que entre para os X-Men e se comporte.

Há muitos anos que Reynolds, fã do personagem, tenta tirar este longa do papel e, após sua péssima e descaracterizada aparição no fraco X-Men Origens: Wolverine, é surpreendente que tenha conseguido. Escrito por Rhett Reese e Paul Wernick, a dupla responsável pelo excelente Zumbilândia, e dirigido pelo estreante Tim Miller, o filme é fiel ao irreverente personagem, representando-o sem pudor algum e fazendo jus à sua classificação etária (no Brasil, para maiores de 16 anos).

A ação é bem conduzida, apesar de limitada pelo restrito orçamento. Já o humor é excepcional, me fazendo rir do início ao fim da projeção. Deadpool é basicamente um Homem-Aranha para maiores, no sentido piadista do personagem, claro. Neste sentido, tanto Reynolds quanto Baccarin e TJ Miller (que faz o amigo de Wilson, Weasel) estão excelentes. O resto não tanto.

Os problemas estão em Colossus, um personagem que particularmente gosto, mas que ficou estereotipado ao extremo no filme; e na luta do clímax, que perdeu a força rapidamente. Aliás, o vilão não conseguiu me empolgar. Mas estes são deméritos menores. Ressalto que talvez 10% das piadas são mais bem aproveitadas por conhecedores dos quadrinhos ou pelo menos do universo cinematográfico dos heróis da Marvel na Fox.

Elvis liked these reviews