The Way He Looks ★★★★½

Leonardo (Ghilherme Lobo) é um jovem deficiente visual em processo de descoberta de sua sexualidade, de amadurecimento e da necessidade de ser tratado como uma pessoa normal. No processo, ele conta com sua melhor amiga Gi (Tess Amorim) e o novo colega de colégio Gabriel (Fábio Audi), e tem que lidar com a mãe superprotetora (Lúcia Romano), os mais compreensíveis pai (Eucir de Souza) e vó (Selma Egrei) e o colega bully Fábio (Pedro Carvalho).

Já devo ter mencionado várias vezes que o tema do despertar dos sentimentos, da sexualidade, é um dos meus favoritos no cinema. O famoso "coming of age". Este longa brasileiro do diretor Daniel Ribeiro trata o tema com muita sensibilidade, sem carregar no drama nem tirar o peso das descobertas de Leonardo.

Os três principais membros do elenco são jovens e promissores atores. Lobo se destaca ao interpretar um cego no que me pareceu uma ótima verossimilhança. Ainda estou para perguntar a um conhecido deficiente visual o que ele achou do filme, mas do pouco que sei, entendo que tratou sem capacitismo o tema e mostrou justamente o preconceito sofrido por essas pessoas, que NÃO têm necessidades especiais, têm a mesma necessidade que nós: dignidade.

Destaco particularmente a edição de som do longa, que em vários momentos destaca os sons do ambiente, passando ao espectador um pouco da impressão do mundo percebida por Leonardo, que, afinal, depende muito mais dos sons do que pessoas que enxergam. Este é um toque sutil, mas que engrandece tecnicamente a projeção e contribui para a experiência.

O cinema brasileiro continua sua escalada rumo a uma riqueza de conteúdo pouco vista mundialmente. O drama continua sendo nosso principal patrimônio, mas dentro desta larga categoria há uma miríade de trabalhos tão diversos que um filme doce e inocente como este tem seu espaço ao lado de obras mais guturais, como O Som ao Redor, ou experimentais, como Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, ou ainda melancólicas, como O Palhaço.

Elvis liked these reviews