Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • The Tarnished Angels

    The Tarnished Angels

    ★★★★★

    "No! I am not Prince Hamlet, nor was meant to be;
    Am an attendant lord, one that will do
    To swell a progress, start a scene or two,
    Advise the prince; no doubt, an easy tool,
    Deferential, glad to be of use,
    Politic, cautious, and meticulous;
    Full of high sentence, but a bit obtuse;
    At times, indeed, almost ridiculous –
    Almost, at times, the Fool."
    (T.S. Eliot)

  • Written on the Wind

    Written on the Wind

    ★★★★★

    "Eis o que ainda tenho de mostrar no que toca à maneira de tratar a tragédia. O assunto principal é essencialmente o espetáculo de um grande infortúnio. Os diferentes meios pelos quais o poeta nos apresenta esse espetáculo reduzem-se à três, apesar do seu grande número. Ele pode imaginar, como causa das infelicidades do outro, um caráter de uma perversidade monstruosa, Ricardo III por exemplo, Iago em Otelo, Shylock em O Mercador de Veneza, Franz Moor, a Fedra de Eurípides,…

Popular reviews

More
  • His Girl Friday

    His Girl Friday

    ★★★★★

    Se existem no universo o absurdo (cujo sintoma é violência) e o vazio (cujo sintoma é a solidão) - em suma, se existe, para tudo que vive, a morte - é imperativo enfrentar. Eis o primeiro princípio hawksiano. A ética, o heroísmo, o prazer de seus sujeitos são encontrados por eles na medida em que a inevitabilidade deste enfrentamento é aceita. Entrar em acordo com o caos é requisito para se tornar mestre dele e de si mesmo. Não é…

  • Earth

    Earth

    ★★★★★

    Ao pensar no filme de Dovzhenko sempre voltam certas imagens ou sequências delas. Um campo de trigo sob o vento (força estrondosa da terra ganhando movimento). Um homem velho se prepara para morrer, sem pressa, pedindo antes ao seu amigo uma pera para comer. "Não se dão medalhas para puxar bois" "E para quê, então?" Um radiador superaquece e é prontamente resfriado com urina. O rostro empedernido de um homem feito de teimosia, e depois, pesar (e suas costas, o…