RSS feed for vitinho

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • In the Absence

    In the Absence

    ★★★★½

    Excelente curta-metragem de documentário que relata o triste incidente com a balsa Sewol que transportava mais de 400 pessoas (a maior parte estudantes adolescentes), ocorrido em 2014 na Coreia do Sul. Em poucos minutos o doc manifesta todos os detalhes sobre o caso, traz vários pontos de vista para prestar depoimentos (incluindo sobreviventes e famílias de algumas vítimas), aponta para a forma extremamente negligente que o governo coreano lidou com a situação antes e depois da tragédia e apresenta o desfecho deste caso tão chocante e revoltante. Forte concorrente ao Oscar 2020 de Melhor Curta-Metragem de Documentário.

  • 1917

    1917

    ★★★★★

    Eu achava que Marriage Story seria oficialmente meu filme preferido de 2019, até chegar 1917 (filme de guerra, um dos meus gêneros preferidos) e dizer "hold my beer!". O roteiro, inspirado em relatos reais, conta a história de dois soldados que recebem a impossível missão de adentrar em território inimigo para entregar uma mensagem vital e imprescindível para a operação. O filme é rodado em longos blocos de planos sequência, uma escolha estética que não só cria uma sensação de…

Popular reviews

More
  • Hereditary

    Hereditary

    ★★★★★

    Para um fã assíduo de filmes terror como eu é sempre muito gratificante assistir um terror com tantas virtudes como este. São abordadas com muita intensidade temáticas sobre drama familiar, transtornos psicológicos, hereditariedade, como lidar com o luto, tudo sob uma atmosfera sobrenatural pesadíssima. A trilha sonora é horripilante, a fotografia crua, os movimentos de câmera traiçoeiros, os jogos de luz e sombra e principalmente a manipulação do escuro são trabalhados com muita personalidade, é perceptível a mão do diretor…

  • Midsommar

    Midsommar

    ★★★★★

    Antes de mais nada, lembremos, este é apenas o segundo longa-metragem do diretor Ari Aster, tendo como seu longa primogênito o extraordinário Hereditário, aliás, há vários paralelos entre Midsommar e Hereditário, não em relação à premissa ou ao roteiro, mas em requintes estéticos que eu especulo serem rastros da personalidade artística do diretor. Em ambos os filmes há um simbolismo muito forte da cabeça humana, figuras e signos místicos, movimentos e enquadramentos de câmera arrojados, excelentes interpretações das protagonistas que…